Nubank aumentará o limite do cartão de quase 90%
dos clientes.
Banco
adotou novo modelo de análise de crédito.
O Nubank aumentará o limite do cartão de crédito de
35 milhões de clientes nos próximos 12 meses.
O número responde por 87,5% de
toda a base de clientes do banco digital, de 40 milhões.
A expectativa é que pelo menos 10 milhões já vejam
seu limite ampliado até o final deste ano –3 milhões já devem ter limites
maiores até o final de agosto.
Para tanto, o banco adotará um novo modelo de
análise de crédito.
O projeto demorou dois anos para ser concretizado e teve
ajuda dos times de ciência de dados, engenharia e analistas de negócios.
Jacob Sisk, diretor de ciência de dados do Nubank, afirmou que esta
nova análise considera diferentes padrões, que vão além da avaliação sobre o
que as pessoas são capazes de pagar –que é o modelo de baixo risco de crédito
adotado anteriormente.

Ainda segundo o executivo, todos os novos
clientes serão contemplados com o novo modelo de análise de crédito a partir do
segundo mês de uso do cartão do Nubank.
Com esse projeto, a estimativa é que a instituição
ganhe escala e consiga oferecer até 260% mais em crédito.
O aumento do limite do cartão era um pedido
recorrente dos clientes do banco e foi, inclusive, uma das solicitações mais recebidas por
Anitta em suas redes sociais
após o anúncio de que a cantora entraria para o conselho de administração do
Nubank.
O aumento do limite do cartão faz parte de uma
série de anúncios feitos pelo Nubank ao longo deste ano.
Além da chegada da
Anitta ao conselho administrativo, o banco digital também anunciou o lançamento
de um cartão para a alta renda e a extensão de uma rodada de investimentos de US$ 750
milhões (R$ 3,9 bilhões).
Desse
total, cerca US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões) foram investidos pela Berkshire
Hathaway, fundo do megainvestidor americano Warren Buffett
FOLHA DE SÃO PAULO