NOBEL


Nobel de Medicina de 2021 vai para descoberta de receptores de temperatura e sensação de toque na pele.

Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (4); laureado ganha medalha, diploma e 10 milhões de coroas suecas.

O americano David Julius, 65, e o libanês de origem armênia Ardem Patapoutian, 54, são os ganhadores do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2021.

Trabalhando de forma independente em instituições nos EUA, os dois elucidaram os mecanismos que permitem que o sistema nervoso capte estímulos de temperatura e toque na pele.

Julius trabalha na Universidade da Califórnia em San Francisco, enquanto Patapoutian, hoje naturalizado americano, trabalha no Scripps Research, também na Califórnia.

Para chegar às descobertas premiadas agora pelo comitê do Nobel, Julius contou com uma ajuda culinária. 

Ele começou estudando os efeitos da capsaicina, substância presente na pimenta-malagueta e outros tipos de pimenta muito picantes. 

A ideia é que a sensação de forte calor trazida pela capsaicina quando consumimos essas pimentas poderia ajudar a entender a sensibilidade das células nervosas à temperatura.

Seguindo esse raciocínio, o pesquisador americano conseguiu identificar o receptor, ou seja, a fechadura química das células onde as moléculas de capsaicina se conectam e produzem o efeito de "calor". 

Estudos posteriores mostraram que receptores semelhantes são responsáveis pela gradação das sensações de calor.

Patapoutian usou métodos similares, por um processo de tentativa e erro e "desligamento" de genes, para identificar os receptores das células nervosas ligados à sensação de toque.




G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br