MERCADO FINANCEIRO


Bolsa cai aos 100 mil pontos com quedas de Petrobras, Vale e bancões

bovespa: -1,62% (100.460 pontos)

Dólar: -1,56% (R$ 5,36)

Resumo:

·         Bolsonaro acena ao "Centrão" e gesto agrada mercado financeiro;

·         Petrobras, Vale e bancões derrubam a Bolsa; nem alta nas ações de varejistas é suficiente para segurar a queda;

·         pela primeira vez desde o início da pandemia, EUA registram menos de 1 milhão de pedidos de seguro desemprego em uma semana;

·         COVID-19: média móvel de seis estados mais DF aumenta; Brasil ultrapassa 104 mil mortes e 3,180 milhões de casos;

·         setor de serviços cresce 5% em junho, mas ainda não apaga perdas da crise;

·         comércio cresce 8%, mas apresenta pior semestre para o setor desde 2016.

Apesar dos acenos de Jair Bolsonaro à agenda liberal de Paulo Guedes, o Ibovespa – principal índice da Bolsa brasileira – não segurou o tranco e acabou fechando em queda nesta quinta-feira (13), voltando à casa dos 100 mil pontos.

O pregão abriu com certo otimismo por causa do ato simbólico do presidente, feito ontem (12) à noite Palácio da Alvorada, no qual reafirmou compromisso com a política econômica que defendeu nas eleições, que inclui reforma administrativa, privatizações e respeito ao teto de gastos.

No pronunciamento, Bolsonaro colocou ao seu lado o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, com objetivo de mostrar que trabalhará com o Legislativo para fazer suas promessas acontecerem.

O presidente também nomeou Ricardo Barros como líder do governo na Câmara, mostrando ainda mais aproximação com o chamado "Centrão". 

O mercado financeiro enxerga essas atitudes como um gesto de que Bolsonaro conversará mais com as casas legislativas, colaborando com o andamento das pautas econômicas.

Outros fatores ajudaram a manter o Ibovespa positivo no começo do dia, incluindo alta nas ações da Via Varejo (dona da Casas Bahia e do Pontofrio) – por conta da divulgação do balanço do segundo trimestre – e de outras varejistas.

Colaborou, ainda, o fato de os Estados Unidos terem registrado 963 mil pedidos de seguro desemprego em uma semana, ante a expectativa de 1,120 milhão. 

Pela primeira vez desde o começo da pandemia o número ficou abaixo de 1 milhão.

No entanto, as ações da Petrobras sofreram com a queda do preço do petróleo lá fora, causando recuos por aqui.

 Juntou se ao movimento a Vale e os bancões – que, juntos, correspondem a cerca de 40% do Ibovespa –, puxando o índice para baixo. 

O mesmo aconteceu com os papéis da BRF depois que autoridades chinesas encontraram coronavírus em frangos importados do Brasil.

 



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br