INSS 1


A volta da prova de vida do INSS.

Retomada da obrigação trouxe novo calendário e ampliação do recadastramento por celular.

A obrigatoriedade da prova de vida do INSS foi retomada neste mês após ter sido suspensa há mais de um ano devido à pandemia.

Além da volta da exigência, o recadastramento anual retornou distribuindo os beneficiários em um novo calendário de prazos –para evitar aglomerações nas agências bancárias– e ainda ampliou o sistema de comprovação de vida a distância, por aplicativo para celular.

Para auxiliar os beneficiários a lidar com as novidades, o INSS publicou em sua página na internet (gov.br/inss) um tira-dúvidas da prova de vida

Com base nesse informativo e em respostas fornecidas pelo órgão, o Agora publica 20 respostas para as principais questões sobre o tema. Veja ao final do texto.

Apesar do interesse que a prova de vida online tem gerado, segundo informou o próprio INSS, o mais importante a destacar é que esse sistema ainda é destinado somente a beneficiários que possuem a biometria facial cadastrada porque, na maioria dos casos, realizaram o procedimento para tirar a CNH digital.

A maior parte dos aposentados e pensionistas deve realizar a renovação da senha nas agências bancárias, conforme estabelecido pelo novo calendário.

O prazo foi definido conforme o mês em que a data original da prova de vida venceu. 

Por exemplo, neste mês, o recadastramento é obrigatório para quem deveria tê-lo realizado em março ou abril de 2020.

Quem perder o prazo não precisa entrar em pânico. Mesmo que o benefício seja suspenso, a liberação dos valores retidos ocorrerá assim que o beneficiário realizar a fé de vida no banco.

O cancelamento do pagamento só ocorre seis meses após o esgotamento do prazo da renovação de senha. 

Nesse caso, o cidadão deve solicitar a reativação pelo telefone 135 ou Meu INSS.

O INSS não faz contato por WhatsApp e que tampouco solicita fotos da pessoa ou de documentos através desse aplicativo.



AGORA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br