6 Tendências que impulsionarão os
aplicativos de e-commerce
As instalações de aplicativos de
e-commerce cresceram 14% em 2021 somente na América Latina, ultrapassando a
média global de 12%, segundo o Relatório Mobile App Trends 2022 da Adjust.
A expectativa é que as vendas globais
alcancem 5,42 trilhões de dólares até o final de 2022, acima dos 4,9 trilhões
de 2021, sendo que o fator mobile é o principal impulsionador desse
crescimento, com 67% das vendas provenientes desses dispositivos.
Confira as top 6 tendências apontadas pela
empresa para o setor:
1.
Experiências de ÁUDIO
O áudio teve um ressurgimento significativo como resultado da pandemia de
COVID-19, com o mercado global de podcast vendo uma taxa de crescimento anual
de 31,5%. As experiências em áudio também podem se espalhar pelo setor de
comércio eletrônico, sendo utilizadas para perguntas e respostas de cliente
para cliente, gravação de depoimentos e serviço de atendimento ao cliente
dentro dos aplicativos.
2. Compras em
LIVES
As compras em livestreams nas redes sociais cresceram exponencialmente desde a
pandemia, principalmente em plataformas como Instagram e YouTube. Desde 2021,
as taxas de conversão de transmissões ao vivo estão dez vezes maiores do que
outros formatos de comércio eletrônico e continuarão a crescer.
3. Serviços
COMPRE AGORA e PAGUE DEPOIS
Essa opção de pagamento permite que os compradores façam uma compra e paguem em
várias parcelas. No Brasil, esta categoria pode ser vista, principalmente, com
a criação do serviço de parcelamento por Pix.
4.
Publicidade CTV
A publicidade de TV conectada (CTV) é uma tendência que muitos profissionais de
marketing de aplicativos estão explorando em todas as verticais, incluindo o
comércio eletrônico. De acordo com a Magnite, 91% dos brasileiros consomem
conteúdo em TVs Conectadas semanalmente.
5. Comércio
HEADLESS
A arquitetura headless utiliza uma API para enviar informações em tempo real
entre a vitrine digital voltada para o consumidor. Isso, por sua vez, oferece
fácil integração e gerenciamento de vários canais, eliminando a necessidade de
processos e ferramentas separados.
6.
Assistência de REALIDADE AUMENTADA
A assistência de realidade aumentada (AR) nas compras em aplicativo não é nova,
mas certamente está em alta este ano. Um relatório da Valuates compartilha que
o AR global no mercado de varejo terá uma taxa de crescimento anual de 20%
entre 2022-2028.
FUTURO DOS NEGÓCIOS