No Japão, robôs
vão para a escola no lugar dos alunos.
De acordo
com as autoridades locais, o Japão registrou um aumento nas AUSÊNCIAS ESCOLARES
depois da pandemia da covid-19 por motivos como DIFICULDADES de INTEGRAÇÃO no
grupo e BULLYING.
Em função
disso, a cidade japonesa Kumamoto vai permitir que os alunos usem dispositivos
em casa para controlar remotamente ROBÔS que vão REPRESENTÁ-LOS nas salas de
aula.
Os robôs
de 1 metro de altura serão autopropulsados e poderão ser movimentados pelo
recinto escolar e participar de eventos, dando alguma sensação de realidade às
crianças que ainda estão inseguras e com medo de interagir com outras pessoas,
com o intuito de aliviar os seus MEDOS PSICOLÓGICOS.
✅ Este
projeto, que a cidade espera ativar em novembro, junta-se a outra iniciativa
para lançar aulas no METAVERSO para resolver este problema de absenteísmo.
⭕️ Antes de
julgar essas iniciativas na educação, é importante avaliar o contexto em que
estão sendo testadas:
1)
bullying e dificuldades de integração no ambiente escolar têm sido uma questão
desafiadora no Japão por muito tempo antes da pandemia;
2) a
tecnologia é um elemento bastante integrado na cultura japonesa, tornando esse
processo algo mais “natural” do que em outras culturas.
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