Veja o que escrever no pedido de revisão da
aposentadoria do INSS.
Confira
modelos de cartas escritas por especialistas para solicitar o aumento na renda.
Uma das principais falhas do segurado que pede
a revisão da aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do
Seguro Social)— ou de qualquer outro benefício— é não
especificar exatamente qual o erro que o levou a receber um valor menor.
Segundo advogados previdenciários, apontar o
caminho da correção da renda ao aposentado ou pensionista é uma função que
deveria ser exercida pelo servidor do instituto, mas, isso nem sempre ocorre, o
que faz com que o segurado, muitas vezes, demore para receber uma resposta ou
tenha a solicitação de revisão negada pelo INSS.
Chamado na área de direito de petição, o pedido de
correção é como uma carta com as explicações sobre o direito à correção da
renda.
Documentos não podem ficar de fora do pedido
Além de apresentar, em uma carta, os motivos do pedido de
revisão, o segurado deverá também anexar documentos que provem o direito de ter
uma renda previdenciária maior.
No caso de quem teve algum período de trabalho
excluído da análise do benefício, o que o fez receber uma aposentadoria menor,
por exemplo, é preciso anexar a carteira de trabalho, além de holerite ou
recibos de pagamentos.
Acerte
no pedido | Como deve ser solicitada a correção
- O segurado que recebe um
benefício menor do que acredita ter direito pode pedir uma revisão
- O prazo para fazer esse
pedido é de até dez anos após o pagamento do primeiro benefício
Veja quais são os direitos
- Se conseguir provar o erro
do INSS, o aposentado ou pensionista tem direito de receber um benefício
maior
- Além disso, ele também deve
receber as diferenças não pagas dos últimos cinco anos antes do pedido de
revisão
Para facilitar a análise
- Indicar ao INSS o que levou
ao erro de cálculo na concessão do benefício ajuda a ter a revisão o
quanto antes
- Quando manda um pedido
genérico ou não indica exatamente onde está a falha, o segurado pode até
ter a solicitação de correção negada
AGORA