Petros: Petrobras tenta abrir migração de plano BD para CD


A Petrobras pretende propor a migração voluntária dos participantes de seu plano BD para o CD. Para ativos e assistidos a vantagem seria deixarem de ser onerados pelas contribuições extraordinárias destinadas a corrigir déficits. Em julho a empresa fará uma consulta ao TCU a respeito, após ter consultado nas últimas semanas a Previc e Sest.

 

Segundo o jornal, no entanto, os participantes teriam uma reserva menor e perderiam a renda vitalícia.

 

A empresa faria sozinha os aportes destinados a equacionar o déficit (o já identificado de R$ 27 bilhões e outros futuros caso aconteçam), mas indiretamente, admite a patrocinadora, o participante já estaria de algum modo contribuindo uma vez que suas reservas no CD seriam menores do que as existentes no BD. Mas, argumenta a companhia, considerando a maior eficiência tributária ao se aposentar o trabalhador acabaria recebendo um benefício maior. As lideranças sindicais, entretanto, são contra, argumentando com a “redução da aposentadoria, extinção do pecúlio e retirada das ações na Justiça”. Para os sindicalistas, a Petrobras é a culpada pelo déficit e a migração “não estra no mérito de quem deu causa ao estrago”.

 

No Postalis, o interventor Walter Parente também levantou a possibilidade de migração do BD para o CD, em reunião na semana passada com entidades de classe e ex-conselheiros.  A entidade confirmou para o jornal que de fato estuda o assunto

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br