MERCADO FINANCEIRO


📊 Ibovespa: -0,72% (120.061 pontos)

💵  Dólar: +0,01% (R$ 5,55)

Pouco animada com Orçamento e exterior em queda, Bolsa fecha no negativo.

Depois de mais um dia de sobes-e-desces (com ênfase nos "desces"), a Bolsa encerrou esta terça-feira (20) em queda, puxada tanto pelos índices dos Estados Unidos quanto por fatores internos.

Ao contrário da véspera (19), as companhias pesos-pesadas puxaram o Ibovespa para baixo com um movimento de correção – a começar pela Vale, que registrou produção menor que a esperada no primeiro trimestre.

Outra blue chip que não teve um dia muito bom foi a Petrobras. Depois de disparar no último pregão com as falas do novo presidente, Joaquim Silva e Luna, os investidores preferiram embolsar os ganhos. 

Para tanto, venderam seus papéis – e eles, por sua vez, se valorizaram. 

Este mesmo fenômeno aconteceu nas bolsas de Nova York. 

Nas últimas semanas, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq voaram alto e, quando isso acontece, é natural que o ciclo de correção aconteça. 


E o Orçamento de 2021, como vai?

A boa notícia é que governo e Congresso chegaram a um acordo. 

A má notícia é que o acordado não foi suficiente para animar o Deus Mercado – pelo contrário. Aliás, alguns analistas defendem que ele seria negativo para a credibilidade fiscal do Brasil.

O grande impasse do texto do Orçamento é que, do jeito que foi aprovado, ele poderia levar o presidente a cometer crime de responsabilidade fiscal caso sancionasse – o que, em último caso, poderia culminar em impeachment. 

Para resolver a questão, o Congresso alterou justamente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que poderia causar dores de cabeça. 

Essa mudança deixou de fora do teto gastos com o Pronampe (que oferta crédito para pequenas e médias empresas) e com o BEm (que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de trabalho e jornada). 

A mudança manterá o teto de gastos firme e forte mas, de uma forma ou outra, os gastos não serão reduzidos.

O jeitinho, por si, já seria suficiente para deixar o mercado ressabiado. 

A cautela fica redobrada considerando que esta quarta-feira (21) é feriado e a B3 não funcionará – ou seja, se der ruim, os investidores só poderão mexer nas suas aplicações na quinta-feira (22).

Lembrando, ainda, que seguimos em meio à crise econômica e sanitária provocada pelo coronavírus e a vacinação segue a passos lentos, com cidades suspendendo a campanha por falta de imunizantes.

 
Saber hoje:

  • Vem aí? O Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (20) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou alta de 1,4% em fevereiro ante janeiro.
  • Segundo o coordenador do estudo, Claudio Considera, este dado mostra uma continuidade na recuperação da economia. Porém, ele pondera: "não é motivo de euforia, já que são taxas comparadas a meses sob forte impacto da recessão da pandemia".
  • Em apenas 12 meses, os preços do arroz e feijão subiram 61,7% – dez vezes mais do que a inflação registrada no mesmo período, que foi de 6,1% –, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV). Os números consideram março de 2020 a março de 2021.

Um levantamento da Proteste mostrou quais são os planos de internet mais baratos em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Segundo a entidade, a diferença nos preços dos pacotes pode chegar a R$ 960 no ano.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br