Saúde: grupo de idosos com mais de 80 anos é o que mais cresce entre usuários de planos médicos


Os idosos com mais de 80 anos formam o grupo etário que mais cresce entre os clientes de planos médicos. Dados da ANS mostram que nos últimos 10 anos essa faixa de idade cresceu 62%. Esse percentual é mais que o triplo dos 18% atribuídos ao crescimento do público em geral no mesmo período.

 

Considerando o impacto com o envelhecimento da população e a variação dos custos médicos e hospitalares, o IESSE – Instituto de Estudos da Saúde Suplementar estimou que as despesas assistenciais sofridas pelos planos saltarão 157% até o ano 2030, isto é, de R$ 149 bilhões para R$ 383 bilhões.

 

Para o IESS, o estudo acende um alerta: se o sistema de saúde não mudar para barrar a alta nas despesas, os planos poderão tornar-se um serviço muito caro e quase impagável para a maioria. “Não há como imaginar que um aumento tão substancial seja absorvido pelas operadoras. Essa alta se refletirá em reajustes para os beneficiários ou no fim da sustentabilidade econômico-financeira do setor”, diz Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS.

 

Se o pior acontecer e o sistema se desequilibrar, mais 47,3 milhões passariam a depender exclusivamente do SUS, que já tem um excesso de demanda. Atualmente, o valor médio da mensalidade paga por um idoso já é 4 vezes maior do que o cobrado de um jovem de 18 anos, segundo o IESS.

 

Para a ANS, a melhor forma de enfrentar o rápido crescimento da longevidade é investir em ações preventivas de manutenção da saúde, para que os idosos se conservem ativos e saudáveis.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br