Startups parcelam compra online sem cartão de
crédito.
Cresce interesse
pelo modelo que permite comprar na internet para pagar depois
Startups querem
aproveitar a chegada de novos consumidores no comércio eletrônico para levar
até eles a possibilidade de pagar suas compras em parcelas sem precisar de um
cartão de crédito.
O modelo, conhecido
como "buy now, pay later" (compre agora, pague depois), ou, mais
simplesmente, como crediário digital, se beneficia da adoção da inteligência
artificial para avaliação do risco de crédito do consumidor, diz Maurício
salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) .
Segundo Salvador, a pandemia trouxe 20 milhões
de novos consumidores ao comércio eletrônico, grande parte deles sem cartão de
crédito ou com pouco limite para compras, podendo se beneficiar de outras
formas de empréstimo.
No primeiro
semestre de 2021, o comércio online cresceu 31% sobre o mesmo período de
2020.
No ano passado, a alta foi ainda mais forte, de 55%, segundo
relatório da Ebit | Nielsen.
O avanço desse tipo
de pagamento pode resolver um problema frequente das lojas virtuais, o alto
volume de compras fechadas que são canceladas porque o consumidor desiste de
pagar um boleto à vista, diz Gerson Rolim, consultor do comitê de meios de
pagamentos da Camara e.net (Câmara Brasileira da Economia Digital).
A vantagem do Buy
Now, Pay Later, segundo Rolim, é que a relação criada entre cliente e startup é
de empréstimo.
A partir do momento em que a compra é fechada, há um compromisso
com o pagamento.
Enquanto isso, na transação com o boleto à vista padrão, em
que o produto só é enviado após pagamento, estima-se que em cerca de 50% das
vendas o consumidor desiste do negócio.
FOLHA DE SÃO PAULO