STARTUPS & FINTECHS


Startups parcelam compra online sem cartão de crédito.

Cresce interesse pelo modelo que permite comprar na internet para pagar depois

Startups querem aproveitar a chegada de novos consumidores no comércio eletrônico para levar até eles a possibilidade de pagar suas compras em parcelas sem precisar de um cartão de crédito.

O modelo, conhecido como "buy now, pay later" (compre agora, pague depois), ou, mais simplesmente, como crediário digital, se beneficia da adoção da inteligência artificial para avaliação do risco de crédito do consumidor, diz Maurício salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) .

Segundo Salvador, a pandemia trouxe 20 milhões de novos consumidores ao comércio eletrônico, grande parte deles sem cartão de crédito ou com pouco limite para compras, podendo se beneficiar de outras formas de empréstimo.

No primeiro semestre de 2021, o comércio online cresceu 31% sobre o mesmo período de 2020

No ano passado, a alta foi ainda mais forte, de 55%, segundo relatório da Ebit | Nielsen.

O avanço desse tipo de pagamento pode resolver um problema frequente das lojas virtuais, o alto volume de compras fechadas que são canceladas porque o consumidor desiste de pagar um boleto à vista, diz Gerson Rolim, consultor do comitê de meios de pagamentos da Camara e.net (Câmara Brasileira da Economia Digital).

A vantagem do Buy Now, Pay Later, segundo Rolim, é que a relação criada entre cliente e startup é de empréstimo. 

A partir do momento em que a compra é fechada, há um compromisso com o pagamento. 

Enquanto isso, na transação com o boleto à vista padrão, em que o produto só é enviado após pagamento, estima-se que em cerca de 50% das vendas o consumidor desiste do negócio.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br