MERCADO FINANCEIRO


📊 Ibovespa: +0,05% (120.594 pontos)

💵  Dólar: -0,88% (R$ 5,44)

Em dia de cautela, Bolsa fica no zero a zero com causos de Brasília e resultados de empresas

A Bolsa patinou, patinou, e acabou fechando quase no zero nesta segunda feira (26). Acompanhando a cena interna e o movimento dos índices dos estados Unidos.

Tanto lá quanto cá, o cenário inspira cautela. Começando pelos EUA, apenas o índice Dow Jones encerrou em queda – S&P 500 e Nasdaq avançaram 0,18% e 0,87%, respectivamente. 

Em terras estadunidenses, os investidores ficaram atentos à fala do diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Brian Deese, que confirmou que o governo dos EUA irá realmente aumentar a tributação de ganhos de capital – aquela que havia causado polêmica na semana passada.

 Ele afirmou, ainda, que apenas 0,3% dos contribuintes do país serão afetados pela medida.

Já em terras brasileiras, seguimos acompanhando a novela da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia no Senado, a temporada de balanços e declarações sobre as reformas administrativa e tributária.

Olhos em Brasília

Ainda hoje será divulgado o balanço da Vale, que tem uma fatia grande da carteira teórica do Ibovespa. 

Aliás, foi a expectativa por bons resultados que fez as ações da siderúrgica subirem e manterem o índice no campo positivo – com direito à renovação da máxima histórica.

Em seu Twitter, nesta tarde, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu "coordenar pessoalmente e com os líderes da Casa os encaminhamentos para as tratativas da reforma tributária."

No sábado (24), ele já havia prometido apresentar uma versão inicial do texto da reforma tributária no dia 3 de maio.

Apesar da expectativa positiva pela Vale e pelas reformas, os investidores preferiram se conter diante da incerteza de como será o andamento da CPI da Covid. 

Sabe-se apenas que, amanhã (27), devem ser eleitos para a presidência e relatoria da CPI, respectivamente, Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL).

Destaques do dia

Do lado positivo, as ações da Hering chegaram a despontar 36% na máxima do dia, encerrando a segundona com alta de 26,19%. 

O fenômeno veio da notícia de que a empresa combinará negócios com o Grupo Soma.

Com o afrouxamento das medidas de restrição social – apesar do vírus não ter dado trégua –, também subiram os papéis de empresas ligadas à retomada da vida como conhecíamos, como a CVC e Embraer. 

As ações da CSN também subiram, na esteira do aumento do preço do minério de ferro.

Saber hoje:

·         Mais uma vez, economistas do mercado subiram a estimativa para a inflação – desta vez, indo de 4,92% para 5,01% –, apontou o relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O número está próximo do teto da meta, que é de 5,25%. Pelo sistema atual, o BC considera a inflação cumprida quando fica entre 2,25% e 5,25% em 2021.

·         A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma das riquezas produzidas pelo Brasil – também cresceu, indo de 3,07%, na semana passada, para 3,09% nesta. 

·         O mesmo aconteceu com a expectativa para a taxa Selic ao final de 2021, que foi de 5,50% ao ano.

·         Um projeto de lei que previa igualdade salarial entre homens e mulheres voltou para o Congresso, em vez de ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele tinha até esta segunda-feira (26) para sancionar o texto. O texto foi aprovado em 2011 pela Câmara e esperou até 30 de março deste ano para aprovação do Senado. 

·         Na última quinta-feira (22), em transmissão no Facebook, Bolsonaro afirmou que faria uma enquete com seus seguidores antes de decidir se sancionaria ou vetaria a multa para os empregadores que não garantirem o mesmo salário para homens e mulheres que trabalhem na mesma atividade.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br