Mercado ainda não reconhece a importância do consumidor maduro
Pesquisa do Data8, mostra que no Brasil o mercado impulsionado pelos 50+
já ocupa 39% do PIB e movimenta mais de R$ 1,8 trilhão por ano.
Professor de MBAs na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Kanter diz
que no país as empresas ainda estão longe de perceber o potencial desse
mercado.
Para a cofundadora do Data8, Cléa Klouri, "em muitos
casos, o desconhecimento sobre esse consumidor leva a decisões baseadas em
estereótipos ou em suposições ultrapassadas", alerta.
Setores tradicionalmente associados ao envelhecimento, como saúde e
habitação, seguem liderando a atenção do mercado, reflexo direto do aumento da
longevidade e das novas dinâmicas familiares.
No entanto, áreas como educação,
tecnologia, finanças, bem-estar e especialmente a "economia do
cuidado" despontam como vetores de crescimento nos próximos anos.
"A
demanda por cuidadores e serviços de apoio à autonomia, sejam eles familiares
ou profissionais, está em plena expansão", comenta Cléa.
E ao publicar a matéria o jornal diz estar enganado quem pensa que os
mais velhos não estão conectados nas redes. As pesquisas do Data8 mostram que
77% dos brasileiros com 50 anos ou mais acessam a internet todos os dias.
É um
público conectado e ativo no ambiente digital.
O GLOBO