Trabalhador terá documento digital para
aposentadoria especial do INSS.
PPP
eletrônico para trabalhos insalubres começará a valer em 2022; veja calendário.
A partir de 2022, trabalhadores de atividades
insalubres terão acesso ao PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)
digital.
Os empregadores serão obrigados a fornecer o documento digital por
etapas, conforme a classificação da empresa, e os funcionários poderão
consultar os dados do seu PPP eletrônico pelos canais digitais do INSS,
via Meu INSS.
Obrigatório desde 2004, o PPP é atualmente o
documento mais importante para trabalhadores que pedem a aposentadoria especial ao INSS, pois ele
detalha se o funcionário trabalhava com agentes prejudiciais à saúde, a
intensidade e a frequência da exposição ao risco.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o primeiro grupo
reúne 13 mil grandes empresas, que serão obrigadas a fornecer o PPP digital a
partir de 3 de janeiro de 2022.
As informações sobre a exposição em períodos trabalhados até 2
de janeiro de 2022 deverão ser entregues pela empresa em formulário em papel.
Ou seja, o PPP eletrônico só trará o detalhamento sobre a exposição para
atividades exercidas a partir de 3 de janeiro.
Em 10 de janeiro de 2022 começará a exigência para as empresas
dos grupos 2 e 3 e os empregadores do grupo 4 terão que fornecer o documento
digital a partir de 11 de julho de 2022 (veja abaixo as classificações).
A
empresa deverá fornecer o PPP até mesmo para o trabalhador que não exerce atividade
insalubre.
AGORA