BANCO CENTRAL


Relator conclui parecer favorável a projeto de autonomia do BC.

Deputado discute proposta nesta segunda-feira (8) com Lira, Guedes e Campos Neto.

O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), relator da proposta de autonomia do Banco Central, afirmou que protocolou na Câmara um parecer prévio favorável à aprovação do texto.

O tema está na lista de 35 propostas que o governo federal considera prioritárias entregue na semana passada a Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), novos presidentes de Câmara e Senado (respectivamente).

Apesar da sinalização favorável, Costa Filho disse que ainda vai ouvir colegas e técnicos sobre o tema.

"Estou ouvindo os parlamentares [e] os técnicos do governo federal e do Banco Central. Vamos, ao final, aprovar o melhor relatório possível", disse, em rede social.

O deputado tem reunião prevista com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, além de representantes do Ministério da Economia e da Presidência da República, na sede do BC na manhã desta segunda-feira (8). 

Também está previsto um encontro dele no fim da tarde com o ministro Paulo Guedes (Economia), ao lado de Lira.

A discussão está entre as primeiras da agenda de reformas defendidas por Guedes a entrar em pauta após a eleição que definiu a nova cúpula do Congresso. 

Na semana passada, Guedes recebeu Lira e disse que o resultado gera confiança para a aprovação das medidas.

texto sobre a autonomia do BC já foi aprovado pelo Senado e está na pauta da Câmara nesta semana. 

Ele propõe que a autoridade monetária tenha mandatos fixos de quatro anos para o presidente e os diretores da instituição. Com isso, a demissão por iniciativa do presidente da República seria dificultada.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br