Fragmentos do tempo aplicados à velocidade de Wall Street


Impulsionados pelas necessidades do setor financeiro, pesquisadores estão trabalhando em maneiras de gerenciar grandes sistemas de computadores em até 100 bilionésimos de segundo.

Os cientistas da área de computação de Stanford, na Califórnia, e o Google criaram uma tecnologia que permite acompanhar o tempo até 100 bilionésimos de segundo. Talvez seja isto que Wall Street está procurando.

Engenheiros de sistemas da Nasdaq, a bolsa de Nova York, começaram recentemente uma série de testes com um algoritmo e um software que, esperam, permitirá sincronizar uma gigantesca rede de computadores com a precisão de nano segundos.

Para uma bolsa como o Nasdaq, esta sofisticação é essencial para ordenar com precisão as milhões de operações com ações que são colocadas em seus sistemas computadorizados a cada segundo.  Em última análise, é tudo uma questão de dinheiro. Como as transações de ações são atualmente dominadas pelos computadores que tomam decisões sobre compra e venda e as executam com uma velocidade impressionante, manter esta ordem também significa proteger os lucros. As operações de alta frequência colocam ordens em uma fração de segundo, às vezes apostando em ações mais rápidas do que as concorrentes.



The New York Times
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br