APOSENTADOS


O governo federal confirmou na última segunda-feira a antecipação do pagamento da primeira parcela do abono anual do INSS, conhecido como 13º dos aposentados e pensionistas. 


Terão direito cerca de 30 milhões de beneficiários.

A primeira metade será paga entre os cinco últimos dias de agosto e os cinco primeiros de setembro, acompanhando as datas da folha de pagamento dos benefícios do mês. 


Segundo dados oficiais, o pagamento representa uma injeção de R$ 21,9 bilhões na economia.

A proposta de abertura de parte do mercado de benefícios pagos pelo INSS pode trazer redução de custos para empresas, aumentar o tamanho da indústria de seguros privados e reduzir gastos do próprio órgão de seguridade social, dizem especialistas. 


Na esteira da reforma da Previdência, o governo pretende quebrar o monopólio público dos chamados riscos não programados, que incluem salário-maternidade, auxílio-doença e ajuda por acidente de trabalho.

 

A possibilidade de concorrência privada na gestão dos riscos da seguridade social está prevista na reforma da Previdência, aprovada pela Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado. 


O texto permite que uma lei complementar do Executivo discipline "a cobertura de benefícios de riscos não programados, inclusive os de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado".

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br