Mensuração em
Comunicação Interna foi tema da quarta reunião do Comitê de Comunicação Interna
e Marca Empregadora
Profissionais de comunicação da Ingredion e da LATAM Airlines
compartilharam os desafios e algumas práticas para mensurar a CI da empresa
A mensuração
desempenha um papel fundamental tanto na Comunicação Interna quanto na gestão
da marca empregadora de uma organização.
Mas identificar e definir métricas
adotadas é um desafio. Por isso, é importante escolher indicadores que estejam
alinhados com os objetivos estratégicos da organização e que sejam capazes de
medir o impacto real da CI e da gestão da marca empregadora.
Às vezes, pode ser
difícil encontrar métricas quantitativas e qualitativas que capturem a
complexidade e o valor intangível dessas áreas.
Cynthia
Provedel compartilhou os
resultados da escuta realizada pelos integrantes do comitê na reunião anterior.
Tendo como base os inputs, as necessidades e as expectativas trazidas pelo
grupo, foi feito um acordo coletivo simples, a ser validado por todos.
“Neste
encontro vamos testar o formato do pitch, em que os participantes
se dividem para responder perguntas e compartilharem contribuições”.
Ao apresentar um
case da multinacional Ingredion – que atua com soluções de ingredientes, Manuella Gambaro contou que quando a área de
comunicação começou a trabalhar em parceria com a área de tecnologia da
empresa, foi possível fazer melhorias no processo de mensuração, obtendo mais
facilmente dados, relatórios, conteúdos e uma análise mais abrangente e
detalhada.
“Vamos começar a
utilizar nosso dashboard de uma maneira mais completa, a ideia é termos uma
análise de efetividade do que estamos fazendo na nossa estratégia de
comunicação, guiar a pauta e criação de conteúdo e mostrar a relevância e o
impacto que a comunicação tem dentro da companhia”, contou.
Para contar sobre o
trabalho de mensuração feito pela área de comunicação da LATAM, Caio Ferracina iniciou sua fala com três
recados:
“(1) apenas comece, o profissional de comunicação sempre dá um jeito;
(2) isso pode nos influenciar na tomada de decisão e (3) o lugar que estamos
tentando ocupar hoje é que seja uma área que tenha uma cultura de métricas”.
“Criamos comitês
estratégicos e uma governança de comunicação para analisarmos o que performou
bem, o que performou mal, etc…
A primeira vez que
você toma uma decisão com base em dados é uma epifania!”, salientou Ferracina,
acrescentando que é importante que se repense os formatos de mensuração de
tempos em tempos, sempre com base em dados e em pesquisas. “A gente vai errar,
mas é importante começar esse trabalho”, finalizou.
ABERJE