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 3. RESPEITE O HORÁRIO COMERCIAL PARA ENVIAR MENSAGEM SOBRE TRABALHO

"O trabalho não tem mais fim", ouve-se com cada vez mais frequência dos muitos que migraram para o home office após o início da pandemia. A fusão do ambiente de casa com o escritório borrou o horário de saída e entrada do trabalho para muitos brasileiros.

A boa notícia é que podemos ajudar a não agravar esse problema. Evite contatar pessoas sobre assuntos relativos a trabalho fora do horário comercial

Prestadores de serviços e pessoas que trabalham por conta própria, que se multiplicaram na pandemia, obviamente estão nessa lista.

Mesmo que não esteja sendo solicitada uma resposta imediata, a mensagem pode interromper o momento de descanso de outra pessoa. 

"Você não ganha hora extra para isso e está deixando a sua vida particular para ficar trabalhando para os outros", resume Anna Lucia King, coordenadora do Laboratório Delete, de detox digital, da UFRJ.

Além disso, ao enviar uma mensagem, espere pelo menos um dia para cobrar respostas. Urgências demandam ligações.

4. TENHA BOM SENSO NOS COMPARTILHAMENTOS

Se antes não estava claro, a pandemia mostrou como notícias falsas podem trazer consequências sérias. 

No ano passado, elas causaram problemas como hospitais invadidos —após o boato de que estariam vazios.

Desconfie de informações bombásticas que venham de sites desconhecidos e sempre confirme a notícia em agências de checagem. 

Apenas repasse conteúdos cuja veracidade esteja comprovada.

Mensagens de cunho particular também devem ficar de fora em grupos muito grandes. 

Além de colocar o remetente em uma situação vulnerável, pode gerar constrangimento ou expor as pessoas que estão naquele espaço.

Da mesma forma, evite imagens em excesso e mensagens genéricas. "Tem pessoas que têm dedos frenéticos: tudo o que recebem, precisam compartilhar", diz a advogada Kelli Angelini.




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