3. RESPEITE
O HORÁRIO COMERCIAL PARA ENVIAR MENSAGEM SOBRE TRABALHO
"O trabalho não tem mais fim", ouve-se
com cada vez mais frequência dos muitos que migraram para o home office após o início da pandemia. A
fusão do ambiente de casa com o escritório borrou o horário de saída e entrada
do trabalho para muitos brasileiros.
A boa notícia é que podemos ajudar a não agravar
esse problema. Evite contatar pessoas sobre assuntos relativos a trabalho fora do horário comercial.
Prestadores de
serviços e pessoas que trabalham por conta própria, que se multiplicaram na
pandemia, obviamente estão nessa lista.
Mesmo que não esteja sendo solicitada uma resposta
imediata, a mensagem pode interromper o momento de descanso de outra pessoa.
"Você não ganha hora extra para isso e está deixando a sua vida particular
para ficar trabalhando para os outros", resume Anna Lucia King,
coordenadora do Laboratório Delete, de detox digital, da UFRJ.
Além disso, ao enviar uma mensagem, espere pelo
menos um dia para cobrar respostas. Urgências demandam ligações.
4. TENHA
BOM SENSO NOS COMPARTILHAMENTOS
Se antes não estava claro, a pandemia mostrou como
notícias falsas podem trazer consequências sérias.
No ano passado, elas
causaram problemas como hospitais invadidos —após o boato de
que estariam vazios.
Desconfie de informações bombásticas que venham de
sites desconhecidos e sempre confirme a notícia em agências de checagem.
Apenas
repasse conteúdos cuja veracidade esteja comprovada.
Mensagens de cunho particular também devem ficar de
fora em grupos muito grandes.
Além de colocar o remetente em uma situação
vulnerável, pode gerar constrangimento ou expor as pessoas que estão naquele
espaço.
Da mesma forma, evite imagens em excesso e
mensagens genéricas. "Tem pessoas que têm dedos frenéticos: tudo o que
recebem, precisam compartilhar", diz a advogada Kelli Angelini.
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