PAT


Restaurantes e empresas de cartões de benefícios reagem a proposta de fim dos incentivos aos vales refeição e alimentação

É que a proposta de acabar, no fim deste ano, com os incentivos fiscais do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT,  incluída no texto da reforma pelo relator Celso Sabino,  pegou de surpresa os setores de bares e restaurantes e de cartões de benefícios, que podem ser prejudicados com a medida. 


Com o fim do benefício, cerca de 20 milhões de trabalhadores que recebem vale-refeição e vale-alimentação poderão ser atingidos.

Diz  Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aprimoramentos no PAT são discutidos há mais de 6 meses, mas a extinção do programa nunca foi mencionada.

Solmucci diz ainda que, apesar do custo anual do benefício para o governo ser de pouco mais de R$ 1,2 bilhão, o retorno dado por meio do pagamento de impostos pelo setor de alimentação é cerca de três vezes maior. 


"Não faz sentido. Como podem sugerir acabar com uma lei amplamente estudada e que passou por vários governos, que gera empregos e renda, sem discutir com a população, para cobrir um buraco deixado por uma proposta de reforma tributária mal elaborada?", finaliza.

Já a Associação Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), que representa as empresas de cartões de benefícios como Alelo, Sodexo e Ticket,  diz que o PAT é um dos programas do gênero "mais bem-sucedidos do mundo, sendo referência para a OIT.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br