MERCADO FINANCEIRO


📊 Ibovespa: +0,41% (119.297 pontos)

💵  Dólar: -0,08% (R$ 5,71)

Com exterior impulsionando, Bolsa bate 119 mil pontos pela primeira vez em 2 meses
Saudades dos 119 mil pontos, né, minha filha? 

Eles voltaram no pregão desta terça-feira (13), com a Bolsa fechando na máxima desde 18 de fevereiro.

É bem verdade que o dia começou para baixo – ainda mais com o cenário nebuloso em relação à CPI do coronavírus e Orçamento de 2021. 

Porém, as ações de empresas varejistas e o cenário externo puxaram o Ibovespa para o positivo.

A alta dos papéis das companhias de varejo veio com a notícia de que as vendas no setor subiram 0,6% em fevereiro, em comparação a janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto isso, lá fora

O movimento do nosso Ibovespa foi bem parecido com o dos índices da bolsa de Nova York, que também começaram o dia com o pé esquerdo. 

Porém, enquanto Dow Jones encerrou o pregão no negativo, S&P 500 e Nasdaq subiram. 

Por lá, os investidores repercutiram os dados da inflação. 

O Índice de Preços ao Consumidor (ou CPI, na sigla em inglês) teve alta de 0,6% em março, ante fevereiro, e 2,6% no acumulado de 12 meses – sendo que a expectativa de acordo com projeção da Refinitiv, era de alta de 0,5% e 2,5%, respectivamente.

Sim, os dados vieram um pouco acima do esperado. Porém, não o suficiente para que o banco central dos Estados Unidos (o Federal Reserve, ou Fed) suba a taxa de juros e mude os rumos de sua política monetária.

Apesar do resultado positivo, é justo apontar que foi um dia cheio de tensão, com direito àquela desacelerada ao final do pregão. O motivo, mais uma vez, foi o fogo no parquinho em Brasília.

Nem tranquilo, nem favorável

Quem vem acompanhando as últimas edições do Mexe Com o Bolso já sabe que dois assuntos vêm dando o que falar na capital: as incertezas sobre o Orçamento de 2021 e a CPI da COVID-19. Vamos começar pelo primeiro tópico.

Contamos na edição de ontem que o governo estaria estudando uma Proposta de Emenda da Constituição (PEC) que, a princípio, seria voltada para abarcar gastos extraordinários para conter a crise causada pela COVID-19.

Essa proposta está sendo chamada por aí de “PEC fura teto”, já que abraçaria ainda mais gastos, e parece ter causado preocupação no Deus Mercado. 

Ainda existem muitas incertezas cercando este assunto – ficaremos de olho para contar novidades.

Junta-se a isso a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aberta hoje, que deverá apurar as omissões na condução da pandemia no Brasil. Também ficaremos atentas.

Vale registrar que o Brasil voltou a bater recorde de mortes por coronavírus, alcançando o pior resultado na média móvel: 3.125 óbitos, 15% a mais do que a média registrada há 14 dias. Já são mais de 355 mil vidas perdidas para a doença.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br