SAÚDE


Com a crise, serviço de saúde mental é desmontado no Hospital São Paulo.

Era para ser apenas mais um anúncio de cortes no Hospital São Paulo — a instituição vem reduzindo custos desde fevereiro —, mas a reunião do último dia 21 pegou pacientes e profissionais de surpresa. 

Numa tacada só, um dos hospitais de referência da capital paulista desmontou todo o serviço de saúde mental.

Coordenadora do setor desde 2014, a psiquiatra Vanessa de Albuquerque Citero conta já ter vivido situações difíceis no hospital, mas não esperava por aquela ação. "A equipe foi praticamente dizimada", relata.

A importância do serviço vai além do aspecto assistencial. Inaugurado em 1940, o Hospital São Paulo foi o primeiro hospital-escola do Brasil a ser construído com essa finalidade, atuando como braço pedagógico da Escola Paulista de Medicina/Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

Em 2021, o hospital recebeu 50 alunos residentes apenas na área de psiquiatria. 

"A gente tem um papel fundamental na relação humana: como você lida com as situações, como você lida com uma família que está sofrida, como que você acolhe. Somos modelo", explica Citero. 

"O prejuízo é imensurável em cortar uma equipe assim, sem uma estratégia racional." Além dos residentes e alguns servidores concursados,

O HSP afirma que os desligamentos priorizaram profissionais contratados durante a pandemia e "foram necessários e inadiáveis em razão da reestruturação interna que tem como objetivo sanear financeiramente a instituição". 

Em nota, a instituição aponta o motivo da crise: os valores recebidos do poder público pelo HSP para atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde) estão congelados há anos e são insuficientes para cobrir as despesas. 

"A nova gestão do hospital já está dialogando com os governos municipal, estadual e federal no sentido de buscar soluções conjuntas para a crise. 

Também irá promover a renegociação de contratos com fornecedores e dos juros de dívidas bancárias, dentre outras.



Site TAB SP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br