Reforma da Previdência 1


Quatro são os principais fatos que se destacam no noticiário sobre a reforma da Previdência:

1 - o crescimento entre os deputados  do apoio à reforma, acompanhado  dos governadores, mas condicionado  principalmente no caso destes últimos ao desembarque da capitalização.

2 - a defesa que esses mesmos chefes dos executivos estaduais fazem da  extensão automática aos estados e municípios das mudanças que forem feitas nas regras federais.

3 - o peso cada vez mais insuportável das despesas da Previdência sobre as contas do governo.

4 - a greve geral - concentrada nos meios de transporte e particularmente em SP - marcada para a próxima sexta-feira (14).

A proposta enviada pelo governo  tem atualmente o apoio firme de 105 deputados federais. Outros 130 parlamentares da Casa concordam com grande parte da redação, mas têm restrições a alguns aspectos do projeto. Com isso, se fosse levada hoje à votação no plenário, uma versão balanceada da proposta de emenda constitucional (PEC) para reformar a Previdência teria, pelo menos, 235 votos favoráveis.

Para aprovar uma PEC no plenário da Câmara são necessários, no mínimo, 308 votos. O total de deputados inclinados a votar favoravelmente à reforma da Previdência equivale a 76,3% do patamar exigido. Para quem tem interesse na aprovação, a situação já foi bem pior. No início de março eram 146 simpáticos à uma versão balanceada da PEC; em abril, 202; no fim de maio, 220.

​​



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br