TECNOLOGIA


Ritmo de avanço tecnológico está acima da nossa capacidade de avaliação, diz futurista Amy Webb.

'Notícias falsas sobre políticas são um grande problema. Notícias falsas sobre saúde pública são uma catástrofe', afirma especialista.

Nas últimas semanas, um novo escândalo envolvendo a rede social Facebook passou a estampar as manchetes de grandes jornais ao redor do mundo, após uma ex-diretora da empresa, Frances Haugen, fazer denúncias contra as práticas adotadas pela rede social.

Neste cenário, em que a pandemia acelerou de maneira acentuada o processo de digitalização, aumentando o poder nas mãos das big techs, a futurista Amy Webb alerta que a velocidade com que a tecnologia tem avançado é superior à nossa capacidade de refletir sobre as implicações desse processo no longo prazo.

Na recente denúncia contra o Facebook, a ex-funcionária aponta documentos indicando a rede social confusa com os próprios algoritmos e dificultando o combate aos discursos de ódio por meio da plataforma.

Especialista em desenhar possibilidades de cenários futuros para grandes empresas e governos, a fundadora do Future Today Institute diz que a disseminação de notícias falsas pelas mídias sociais é um dos grandes desafios a serem enfrentados pela sociedade na era moderna.

"Notícias falsas sobre políticas são um grande problema.

 Agora, notícias falsas sobre saúde pública são uma catástrofe. A pandemia global é, em parte, resultado da falta de informação", afirmou a especialista.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br