Ricardo Guimarães,
fundador e CEO da Thymus Branding e consultor de várias das maiores estrelas
douradas do universo empresarial brasileiro, é quem vai apresentar a Palestra
Magna que irá abrir, às 14 horas de 12 de setembro, o primeiro dos 3 dias de
trabalhos do 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, abordando o
tema “A Criação do Amanhã e a Responsabilidade Individual e Coletiva”. Naquele
momento vão estar juntas 3 competências: a de apresentar uma temática das mais
oportunas para um sistema que diante dos desafios está se repensando para
chegar ao futuro, a de deixar claro que os desafios são pessoais ao mesmo tempo
em que coletivos e, por fim, a de entregar a tarefa de propor caminhos a quem
dá consultoria a empreendedores de comprovado sucesso.
Um detalhe: O espaço para
inscrição no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, além de
todas as demais informações sobre o evento, estão em http://cbfp.com.br/
Energia vital - Guimarães, cabeça de
uma consultoria, a Thymus, termo que traduzido do grego vira “alma” e “energia
vital”, é conhecido por ter um discurso em boa parte apoiado em conceitos hoje
em alta como sustentabilidade e transparência. E defende o pensamento segundo o
qual a tensão pode ser boa, não precisa ser lamentada. Isso porque a
convivência entre o espírito gestor e o espírito empreendedor é
naturalmente tensa, seja numa empresa ou numa organização qualquer, inclusive
naquelas sem fins lucrativos. “E é boa porque é tensa. É uma oposição
complementar que, bem gerenciada, promove a evolução”.
O importante é que os
empreendedores, até mesmo aqueles que empreendem em organizações sem fins
lucrativos, e seus gestores tenham crenças e visão de Mundo comuns, produzindo
com isso uma identidade. Isso é o mais importante, por essa razão competências e
interesses não devem fornecer a medida principal que vai dizer se há ou não
alinhamento.
“Essa é a recomendação do
branding para garantir o valor da subjetividade, da inspiração e da inovação e
promover o seu convívio com o valor da objetividade e da segurança requeridos
pela gestão do porte e da complexidade”, resume Guimarães. Branding é um
termo surgido nos anos 90 e que consiste em fazer com que todas as mensagens de
uma organização para seus públicos reforcem os valores da marca.
Na sequência, a primeira
sessão plenária, às 17 horas, tendo como título “Modelo Previdenciário
Brasileiro: Uma Reflexão sobre Passado e Futuro”, vai ajudar a pensar sobre uma
questão que figura no topo da agenda do País, contando com expositores que
estão entre os maiores especialistas nessa temática: os economistas Cláudio
Porto e Hélio Zylberstajn, o livre-docente em Direito Previdenciário, Wagner
Balera, e Gueitiro Matsuo Genso, este último Presidente do Conselho
Deliberativo da Abrapp, tendo como mediador o jornalista André Lahóz, Diretor
de Redação da revista EXAME.
Vai se discutir com a profundidade necessária e
a técnica indispensável sobre um tema que está no Governo, no Congresso
Nacional e nas diferentes organizações da sociedade civil e para o qual,
diga-se, a Abrapp tem contribuído com pesquisas e estudos e um claro
posicionamento, este a favor de um novo modelo previdenciário para o Brasil,
inclusive com a criação de uma vertente capitalizada na previdência estatal
básica do Estado.
Previdência Total