Fundos de pensão: A força do 37º Congresso


Ricardo Guimarães, fundador e CEO da Thymus Branding e consultor de várias das maiores estrelas douradas do universo empresarial brasileiro, é quem vai apresentar a Palestra Magna que irá abrir, às 14 horas de 12 de setembro, o primeiro dos 3 dias de trabalhos do 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, abordando o tema “A Criação do Amanhã e a Responsabilidade Individual e Coletiva”. Naquele momento vão estar juntas 3 competências: a de apresentar uma temática das mais oportunas para um sistema que diante dos desafios está se repensando para chegar ao futuro, a de deixar claro que os desafios são pessoais ao mesmo tempo em que coletivos e, por fim, a de entregar a tarefa de propor caminhos a quem dá consultoria a empreendedores de comprovado sucesso.

 

Um detalhe: O espaço para inscrição no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, além de todas as demais informações sobre o evento, estão em http://cbfp.com.br/

 

Energia vital - Guimarães, cabeça de uma consultoria, a Thymus, termo que traduzido do grego vira “alma” e “energia vital”, é conhecido por ter um discurso em boa parte apoiado em conceitos hoje em alta como sustentabilidade e transparência. E defende o pensamento segundo o qual a tensão pode ser boa, não precisa ser lamentada. Isso porque a  convivência entre o espírito gestor e o espírito empreendedor é naturalmente tensa, seja numa empresa ou numa organização qualquer, inclusive naquelas sem fins lucrativos. “E é boa porque é tensa. É uma oposição complementar que, bem gerenciada, promove a evolução”.

 

O importante é que os empreendedores, até mesmo aqueles que empreendem em organizações sem fins lucrativos, e seus gestores tenham crenças e visão de Mundo comuns, produzindo com isso uma identidade. Isso é o mais importante, por essa razão competências e interesses não devem fornecer a medida principal que vai dizer se há ou não alinhamento.

 

“Essa é a recomendação do branding para garantir o valor da subjetividade, da inspiração e da inovação e promover o seu convívio com o valor da objetividade e da segurança requeridos pela gestão do porte e da complexidade”, resume Guimarães.  Branding é um termo surgido nos anos 90 e que consiste em fazer com que todas as mensagens de uma organização  para seus públicos  reforcem os valores da marca.

 

Na sequência, a primeira sessão plenária, às 17 horas, tendo como título “Modelo Previdenciário Brasileiro: Uma Reflexão sobre Passado e Futuro”, vai ajudar a pensar sobre uma questão que figura no topo da agenda do País, contando com expositores que estão entre os maiores especialistas nessa temática: os economistas Cláudio Porto e Hélio Zylberstajn, o livre-docente em Direito Previdenciário, Wagner Balera, e Gueitiro Matsuo Genso, este último Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, tendo como mediador o jornalista André Lahóz, Diretor de Redação da revista EXAME.




Vai se discutir com a profundidade necessária e a técnica indispensável sobre um tema que está no Governo, no Congresso Nacional e nas diferentes organizações da sociedade civil e para o qual, diga-se, a Abrapp tem contribuído com pesquisas e estudos e um claro posicionamento, este a favor de um novo modelo previdenciário para o Brasil, inclusive com a criação de uma vertente capitalizada na previdência estatal básica do Estado.   

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