Lançado
em dezembro do ano passado, o Plano Família está alcançando a impressionante
marca de 1500 adesões nesta semana, superando todas as expectativas traçadas
anteriormente. Voltado para os familiares de participantes os planos da
Fundação Copel, em três meses de funcionamento o Plano Família já havia
alcançado a marca de 1000 adesões. Trata-se de um plano instituído que tem
atraído a atenção de todo o sistema de entidades fechadas por comprovar a forte
demanda reprimida por parte dos familiares de participantes.
Agora, o Plano Família pretende entrar em uma segunda etapa de adesões. Para
isso, lançou uma nova iniciativa para atrair número maior de
participantes, denominada Rede do Futuro Consciente. “Agora contamos com
uma rede de consumo que reverte parte dos gastos nos estabelecimentos
credenciados em aportes ao plano”, explica Cláudia Cardoso de Lima,
Diretora de Administração e Seguridade da Fundação Copel.
A novidade foi anunciada no último dia 11 de maio durante o 9° Encontro de
Previdência da Região Sul, realizado em Porto Alegre. Na verdade, a Fundação
Copel já possui uma rede de estabelecimentos que dão descontos para os
participantes dos planos. A mudança é que agora os descontos serão convertidos
em contribuições. A rede possui restaurantes, loja de chocolate, academia,
cafeteria, entre outros.
“Fizemos os cálculos, se forem aportados R$ 60 reais por mês durante 30 anos,
esses recursos se transformarão em uma renda de R$ 360 mensais”, ressalta
Cláudia. O projeto está começando pela capital Curitiba e será estendido até
final do ano para todo o estado do Paraná.
Aplicativo - A exemplo do que ocorre com as
adesões e gerenciamento de funções do Plano Família, os aportes da
rede serão realizados com intermediação do aplicativo do plano. Ao
consumir nos estabelecimentos da rede, o participante poderá utilizar o APP
para ler o código de barras (QR Code) que enviará informações para realizar o
aporte ao plano. O sistema utiliza o número de CPF do participante para
realizar a transferência dos recursos para sua conta individual.
A Diretora da Fundação Copel esclarece que o novo projeto é diferente de um
Clube de Vantagens, também conhecido como Clube de Benefícios. Segundo Cláudia,
a ideia não é incentivar o maior consumo pelos participantes, mas sim,
aproveitar as compras que eles já realizam normalmente. “Não queremos
incentivar o aumento do consumo pelos participantes, mas sim, queremos reverter
parte dos valores gastos cotidianamente para sua conta previdenciária”,
explica. Com a novidade, a nova meta da Fundação Copel é chegar ao final de
2018 com 2200 adesões ao Plano Família e patrimônio de R$ 12 milhões.
ACONTECE