FACEBOOK


'Vazador' diz que está oferecendo detalhes sobre 500 milhões de usuários do Facebook.

Dados estão sendo oferecido gratuitamente e incluiriam até o número de telefone. 

Um vazador disse que está oferecendo informações sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook —incluindo números de telefone e outros dados— virtualmente de graça.

Alon Gal, cofundador da firma de inteligência contra crimes cibernéticos Hudson Rock, disse no sábado (3) que o banco de dados parece ser o mesmo conjunto de telefones ligados ao Facebook que vem circulando em grupos de hackers desde janeiro e cuja existência foi relatada primeiramente pela publicação tecnológica Motherboard.

A agência Reuters não conseguiu imediatamente confirmar a informação, que está sendo oferecida por alguns euros em crédito digital em um site conhecido para hackers de baixo nível, mas Gal disse que verificou a autenticidade de pelo menos alguns dados, comparando-os com telefones de pessoas que ele conhece.

Outros jornalistas disseram que também compararam números conhecidos com os detalhes do vazamento de dados.

Em nota, o Facebook afirmou que a base de dados é “muito antiga” e relacionada a um problema corrigido em agosto de 2019.

Uma tentativa da Reuters de contatar o vazador pelo serviço de mensagens Telegram não teve sucesso imediato.

A reportagem na Motherboard no início deste ano citou o Facebook como dizendo que os dados vazados pareciam ser fruto de um "bug" que a companhia consertou em agosto de 2019.

Gal disse à Reuters que os usuários do Facebook devem ficar alertas nos próximos meses para "ataques de engenharia social" de pessoas que podem ter obtido seus números de telefone ou outros dados privados.



REUTERS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br