Saiba provar contribuições ao INSS se perder
carteira de trabalho.
Documentos
como holerite, contrato de trabalho e termo de rescisão podem ser usados.
O trabalhador que perde a carteira de trabalho
física tem alguns meios para comprovar seus vínculos empregatícios e salários
na hora de pedir uma aposentadoria ao INSS (Instituto Nacional do
Seguro Social).
A carteira é o principal documento para solicitar o
benefício, seja para comprovar tempo de contribuição ou para provar o valor dos
salários recebidos na época.
Segundo especialistas, a principal dica é sempre
guardar documentos que podem servir como provas dos períodos
trabalhados, como holerites, contratos, termos de rescisão e
extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Esses documentos servirão para que o INSS reconheça
os vínculos em caso de um ou mais contratos de trabalho não terem sido incluídos no Cnis (Cadastro Nacional de Informações
Sociais), que é a base de dados do governo federal e que é
reconhecida pela Previdência Social.
Professor de Direito Previdenciário da Universidade
Presbiteriana Mackenzie Campinas, o advogado Vinicius Fluminhan explica que, se
a pessoa não tiver esses documentos, uma solução é procurar o antigo empregador
e pedir uma cópia do registro de funcionários.
Outro documento que serve como prova é o extrato do
FGTS e o comprovante de saque dos valores. Neste caso, é preciso pedir uma
cópia na Caixa Econômica Federal que venha com a assinatura do funcionário do
banco.
Caso a companhia onde a pessoa atuou não exista mais, o cidadão
poderá procurar ex-colegas de trabalho para que sejam testemunhas e confirmem o
vínculo.
Porém, para isso, é preciso que o trabalhador apresente pelo menos
algum material por escrito que aponte esse indício. Ou seja, somente as
testemunhas não serão suficientes.
Também é possível conseguir esses dados com o síndico da massa
falida. Os dados da antiga empresa podem ser buscados na Jucesp (Junta
Comercial do Estado de SP).
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