MERCADO FINANCEIRO


Eles voltaram! Bolsa crava 100 mil pontos com ajuda dos bancões.

  • Ibovespa: +1,91% (100.539 pontos)
  • Dólar: +0,12% (R$ 5,61)

Resumo:

  • Bolsa volta aos 100 mil pontos com expectativas dos investidores de que o pacote de estímulos finalmente sairá nos EUA;
  • expectativa de que perdas dos bancos será menor neste trimestre deixa o mercado otimista (e investidores otimistas vão às comprinhas na Bolsa).

Eles voltaram: os 100 mil pontos, que não davam as caras desde 17 de setembro. Nesta terça-feira (20), a Bolsa fechou no positivo com as expectativas dos investidores lá no alto – tanto no cenário externo quanto interno. 

Vence hoje à meia-noite o prazo para que republicanos e democratas entrem em um acordo sobre o pacote de estímulos nos Estados Unidos. 

Apesar de ele não ter acontecido até agora, a presidente da Câmara de Representantes do país, Nancy Pelosi, afirmou estar "otimista" sobre as negociações – o que foi suficiente para levantar a bola do mercado financeiro.

Este pacote já vem sendo negociado há quatro meses e tem como objetivo estimular a economia estadunidense, além de ajudar os indivíduos mais pobres. 

Ao longo de todo este tempo, o Federal Reserve (ou Fed, o banco central dos EUA) vem alertando sobre a importância das medidas para que a economia retome por lá. 

  • E o que o Brasil tem a ver com isso?

Na verdade, em um mundo globalizado, o mercado financeiro do mundo inteiro vive de olho na economia dos Estados Unidos. 

Por isso, o sinal positivo animou os investidores, que se sentiram mais confortáveis para ir às compras. Mas não foi só isso.

Por aqui, o mercado financeiro está com grandes expectativas sobre a temporada de divulgação dos balanços das empresas listadas na Bolsa aqui no Brasil – especialmente daquelas do setor financeiro. 

Desta forma, os bancões (que correspondem por 17% da composição do Ibovespa) foram os principais responsáveis por levar o índice aos 100 mil pontos hoje. 

O mercado está apostando que as perdas (chamadas de provisionamentos) serão menores neste trimestre. 

Além dos bancos, as ações da própria B3 e de corretoras de investimentos também valorizaram.

Com os 100.539 de hoje, o Ibovespa – principal índice da B3 – atinge o maior patamar desde 9 de setembro, quando alcançou 101.292. 

Entre as 77 ações listadas na Bolsa, 63 encerraram o dia no azul.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br