Gastos Públicos: Previdência X Poupança


Os professores Samuel Pessôa e Carlos Eduardo Gonçalves (FGV e FEA/USP), a partir de dados recentemente divulgados pelo FMI sobre Previdência como proporção do PIB concluem em estudo que numa amostra de 101 países o Brasil é o segundo em gastos previdenciários, só tendo à frente a Ucrânia.

 

Em um segundo passo do estudo, os professores encontraram que o excesso de gasto previdenciário em 7 pontos percentuais do PIB explica a redução da poupança privada em 2 p.p do PIB e da poupança do setor público em 3 p.p do PIB.

 

Ou seja, se o gasto brasileiro fosse em linha com a média das economias, nossa taxa de poupança em vez dos 15% o PIB seria em torno de 20%.

 

O Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, se reuniram com assessores dos presidenciáveis para lhes apresentar dados segundo os quais, sem a reforma da Previdência o ajuste fiscal não será possível, empurrando o País para uma situação de alto risco. Daí que, na opinião dos dois, o desejável é que as mudanças ao menos começassem a ser discutidas e talvez, se possível, até mesmo começassem a ser aprovadas este ano pelo Congresso Nacional.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br