BITCOIN


Turbilhão do bitcoin vaza para mercados financeiros tradicionais.

Índice de ações dos EUA e futuros de petróleo recuam com queda de criptomoedas nesta semana.

Uma grande queda e recuperação dos preços das criptomoedas nesta semana teve consequências nas classes de ativos tradicionais, potencialmente oferecendo um teste do que poderia acontecer no caso de um abalo mais severo.

Alguns títulos do governo subiram de preço na quarta-feira (19), enquanto os futuros no índice de valores S&P 500 referência nos Estados Unidos caíram e o petróleo também recuou depois que o preço do bitcoin despencou 30%, devido a sinais de que a China estava preparando um ataque às moedas digitais. 

O iene japonês —que costuma ter demanda em tempos de estresse— também subiu.

Horas depois, a bitcoin se recuperou acentuadamente. Mas foi incomum que o alvoroço chamasse a atenção dos participantes do mercado da corrente dominante.

"O catalisador desses movimentos parece ter sido uma súbita desvalorização da bitcoin", escreveram Richard McGuire e Lyn Graham-Taylor, analistas do Rabobank, em sua nota habitual no dia seguinte.

Na tarde de sexta-feira (21), as criptomoedas caíram acentuadamente depois que o vice-premiê da China, Liu He, reafirmou a determinação de Pequim de conter a mineração e negociação de criptomoedas.

A notícia derrubou 12% do valor da bitcoin, 20% da ethereum e 18% da dogecoin. A liquidação parece ter vazado para o mercado americano, onde a bolsa tecnológica Nasdaq caiu na última hora do pregão.

Uma teoria é que se os preços da bitcoin caírem em parafuso poderia ser um golpe significativo para as finanças de investidores no varejo, desgastando a narrativa de que o consumidor animado pode continuar sustentando os mercados de ações.

Além disso, alguns fundos e escritórios familiares colocaram dinheiro em criptomoedas, provocando um surto de interesse entre bancos de investimento que buscam facilitar a demanda. 

Nas margens, uma grande queda das criptomoedas também poderia prejudicar o apetite do mercado por apostas arriscadas.

O contraponto é que o boom de negócios com criptomoedas coincidiu com uma queda nos volumes em plataformas de corretagem de ações preferidas por day traders que gostam de arriscar.

Qualquer queda grande e sustentada das criptos poderia portanto ser um gatilho para recuperação em partes mais arriscadas do mercado de ações caso esses investidores varejistas retornassem às ações.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br