APLICATIVOS


Aplicativos brasileiros tiram nota baixa em condições de trabalho, diz estudo.

Uber, 99, Ifood, Rappi e Get Ninjas foram avaliados por projeto de Oxford.

Um estudo coordenado pelo Oxford Internet Institute e pelo WZB Berlin Social Science Centre, realizado em 27 países, apontou que plataformas digitais brasileiras como Uber, 99, iFood, Rappi e Get Ninjas não oferecem padrões considerados mínimos de trabalho decente.

Segundo o relatório, obtido pela BBC News Brasil, nenhuma plataforma brasileira obteve mais de dois pontos, em um máximo de dez, em avaliação baseada em cinco princípios de trabalho justo —remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação justos.

iFood e 99 obtiveram apenas dois pontos cada, enquanto a Uber recebeu um ponto. Rappi, Get Ninjas e Uber Eats ficaram com zero na classificação —apesar de constar do estudo, realizado em 2021, o serviço de entrega de alimentos da Uber encerrou suas atividades no Brasil em março deste ano.

Segundo os pesquisadores do projeto Fairwork, o resultado brasileiro é semelhante ao de outros países da América Latina, como Chile e Equador, mas pior do que o de continentes como África, Ásia e Europa, onde há plataformas com notas altas, como sete ou oito pontos, do total de dez.

Trabalho decente

Trabalho decente é um termo cunhado em 1999 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 20130 da Onu (Organização das Nações Unidas).

"A ideia de trabalho decente é pensar não só na quantidade de empregados e desempregados, mas a qualidade desse trabalho", explica Rafael Grohmann, professor da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e um dos autores do estudo no Brasil.

"Entendemos que o futuro do trabalho tem de ser de trabalho digno, com menos precariedade e não somente de subempregos. 

Nosso objetivo é mostrar que empregos melhores e mais justos são possíveis na economia de plataformas", acrescenta o pesquisador.

O projeto Fairwork foi fundado na universidade de Oxford, no Reino Unido, em 2018. No Brasil, além da Unisinos, participam da iniciativa a USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).



BBC NEWS BRASIL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br