LONGEVIDADE


BRASILEIROS 40+

A participação dos brasileiros com mais de 40 anos cresceu entre os que estão empregados ou procurando trabalho. 

Passou de 42,9%, no 4º trimestre de 2019, para 44,1% no segundo trimestre deste ano, um aumento de 1,7 milhão de pessoas de acordo com o IBGE.

Ao mesmo tempo em que, segundo um estudo do Ipea, 57% da força de trabalho no país terão mais de 45 anos em 2040. 

Hoje os maiores de 50 anos não chegam a 5% da força de trabalho nas grandes empresas, que se preparando para o futuro cenário já estão reforçando programas para recrutar talentos maduros.

Esse é claramente um movimento por parte das empresas que vai ao encontro dos interesses dos trabalhadores mais maduros. 

A idade mínima para a aposentadoria subindo com a sucessivas reformas da Previdência (ninguém tem dúvidas de que a última, de 2019, será seguida em breve por outras) e a necessidade de complementar renda em meio às crises levam profissionais a adiar a saída do mercado.

Fábio Gallo, professor de finanças da FGV-SP, defende que as empresas deixem de ter uma idade rígida de aposentadoria compulsória de seus funcionários, para evitar perder o que esses colaboradores têm ainda a oferecer.  

Ele argumenta que pesquisas feitas nos EUA comprovariam que as empresas mais bem sucedidas - fora da tecnologia - são aquelas iniciadas ou tendo em sua liderança pessoas com mais de 55 anos. 

No Brasil, pesquisa do Sebrae indica que 23,6% das pessoas com essa idade têm planos de continuar trabalhando. 



ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br