Reforma da Previdência: últimas notícias


O jornalista Lauro Jardim dedica a primeira nota de sua coluna de domingo no jornal O GLOBO à informação de que o governo, ainda que não admita publicamente, já não acredita mais na aprovação da reforma da Previdência e pensa no que se pode fazer para amenizar o impacto disso sobre os mercados.

A propósito, exatamente porque a reforma não anda é que Samar Maziad, Vice-presidente da Moody´s, diz ser bastante provável o rebaixamento da nota brasileira ainda neste primeiro semestre. O mesmo jornal, no domingo, saltou editorial advertindo para as graves consequências disso e apelando para que a reforma seja aprovada.

Temerosos de que a reforma aconteça, noticia a revista ISTOÉ, 21.371 servidores federais pediram aposentadoria entre janeiro e novembro do ano passado, o maior número desde 1998 e que representa um  crescimento de 46,7% em relação aos primeiros 11 meses de 2016.

Mas os jornais de hoje trazem novidades como, por exemplo, uma entrevista concedida pelo Presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, à FOLHA DE S. PAULO, na qual diz acreditar que o estabelecimento de uma idade mínima de aposentadoria já seria “um consenso entre os brasileiros”. Afirma também que “a reforma da Previdência vai acontecer neste ou no próximo governo”.

O mesmo jornal noticia que o governo, se fracassar na tentativa de fazer a reforma da Previdência ser aprovada em fevereiro, cogita tentar outra vez em novembro. A favor dessa possibilidade conta a certeza de que boa parte dos parlamentares não conseguirá se reeleger e, portanto, perderá o medo de desagradar o eleitor votando a favor do projeto do governo. Além disso, a tarefa poderá ser simplificada caso o próximo Presidente da República seja alguém próximo das teses liberais.

Em outra página, o mesmo jornal registra a intenção do governo de gastar mais R$ 50 milhões na campanha publicitária em favor da reforma, além dos R$ 103,5 milhões já dispendidos no ano passado.



O GLOBO, FSP ,ISTOÉ
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br