Americanos discutem proibição de celular em
sala de aula
A resistência vem
tanto de estudantes quanto de pais temerosos de não conseguirem contactar seus
filhos em caso de emergência
Professores americanos lidam diariamente
com alunos cada vez mais distraídos
No Brasil, o
problema também é grave.
Dados de pesquisas
recentes conduzidas por universidades como UFRJ e pelo INEP, ligado ao
ministério da educação, indicam que:
- 77% dos professores brasileiros relataram que seus alunos usam o
celular para fins não relacionados à aula durante o horário escolar
- 45% dos alunos admitiram que o celular distrai durante as aulas
- 30% dos alunos afirmaram que o uso do celular em sala de aula
prejudica seu desempenho acadêmico
Cyberbullying e
mensagens inapropriadas:
- 25% dos adolescentes brasileiros já sofreram algum tipo de
cyberbullying
- 15% dos alunos admitiram ter usado o celular para enviar
mensagens inapropriadas para colegas
- 10% dos alunos afirmaram ter presenciado cyberbullying em sala de
aula
Problemas de Saúde
Mental:
- 30% dos adolescentes brasileiros que usam o celular por mais de 4
horas por dia apresentam sintomas de ansiedade
- 20% dos adolescentes brasileiros que usam o celular por mais de 4
horas por dia apresentam sintomas de depressão
- 5% dos adolescentes brasileiros que usam o celular por mais de 4
horas por dia apresentam risco de dependência do celular
A resistência a
essas políticas vem tanto de estudantes, preocupados com a perda de autonomia e
comunicação com o exterior, quanto de pais temerosos de não conseguirem
contactar seus filhos em caso de emergência.
O ANTAGONISTA