BOLSA BRASILEIRA


Existe uma bolha na Bolsa brasileira, afirma Luis Stuhlberger

Gestor do Verde diz que busca por ativos mais rentáveis pressiona demanda por ações.

 O presidente de uma das maiores gestoras independentes do país enxerga uma bolha na B3, a Bolsa brasileira, por causa da queda da taxa básica de juros, a Selic.


Luis Stuhlberger, presidente da Verde Asset Management, afirmou que a Selic no menor nível histórico tem pressionado a Bolsa ante a maior demanda por ativos mais rentáveis.

"No Brasil existe uma bolha na Bolsa. Os órfãos do CDI estão diversificando tudo o que aparece", afirmou.

"Isso é muito bom para economia brasileira, mas o mercado está praticamente forçando o Banco Central a cortar mais a taxa quando, na minha opinião, deveria ter parado no 4,75% para depois não ter que subir de novo", disse em evento do banco Credit Suisse, em São Paulo.

Para ele, a inflação pode chegar a um patamar de "não linearidade" em algum momento.

"Além disso, o que mais impressiona é o mercado precificar inflação de 10 anos. Isso não é posição fácil de se fazer", afirma o gestor do Verde.

pesar da avaliação de risco, Stuhlberger afirma que o fundo Verde mantém uma posição de 20% em ações brasileiras. 

"As pessoas físicas vão continuar investindo, até porque eu acho que o Banco Central deve baixar os juros de novo. E com juros a 4,25% [ao ano], a festa continua", disse.

Ainda segundo o gestor, o mercado de juros também é a bolha de ativos mais evidente no mundo. "A taxa de juros está distorcida em qualquer parâmetro histórico", completou.

Sobre a percepção de risco envolvendo o ano eleitoral nos Estados Unidos, os executivos também ponderam que a política monetária expansionista daquele país também estão distorcendo o preço dos ativos. 

De acordo com Xavier, ainda que exista espaço na política monetária de outros países para dar suporte no cenário mundial, existem riscos que podem levar a uma desaceleração do crescimento da economia global.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br