Número de empresas inadimplentes sobe 7% em junho


O total de empresas com o nome sujo cresceu 7,8% em junho, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo o Serasa Experian.

O dado foi influenciado pela alta de micro e pequenos negócios (de 9,5%). O número médias e grandes corporações que deixaram de pagar suas dívidas, contudo, teve redução de 2,5%.

“A estagnação da economia e a paralisação dos caminhoneiros foi determinante para o resultado, especialmente os do comércio e serviços, setores de cerca de 90% dos inadimplentes”, afirma Luiz Rabi, economista-chefe do birô.

As médias e grandes tiveram melhor desempenho, segundo ele, porque têm mais acesso a crédito. As companhias exportadoras, beneficiados pela alta recente do dólar, também costumam ser de maior porte.

“Elas são apenas 6% do indicador e estão concentradas em setores com melhor performance. São poucas as empresas ligadas à cadeia de commodities que são de menor tamanho, por exemplo.”

A tendência é que o dado se estabilize no segundo semestre, de acordo com Rabi. “Entre agosto e outubro haverá algum aquecimento da indústria por conta do natal.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br