Facebook se chamará Meta, com foco no metaverso.
Mudança
ocorre em meio a crises recentes; rede social permanecerá com mesmo nome.
O Facebook disse nesta quinta-feira (28)
que mudará a marca para Meta, uma mudança de nome que ocorre enquanto a empresa enfrenta críticas de legisladores
e reguladores sobre seu poder de mercado, suas decisões algorítmicas e o
policiamento de abusos em suas plataformas.
O presidente-executivo da companhia, Mark Zuckerberg, falando na conferência de
realidade aumentada e virtual transmitida ao vivo da empresa, disse que o novo
nome reflete seu foco na construção do metaverso.
"No momento, nossa marca está tão intimamente
ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje,
muito menos no futuro", disse.
A gigante da tecnologia disse que a mudança reunirá
seus diferentes aplicativos e tecnologias sob uma nova marca. Informou que não
mudaria sua estrutura corporativa.
O metaverso, um termo cunhado pela primeira vez em
um romance distópico três décadas atrás e agora ocupando os holofotes no Vale
do Silício, refere-se amplamente à ideia de um ambiente virtual compartilhado
que pode ser acessado por pessoas usando dispositivos diferentes.
A empresa
revelou uma nova placa em sua sede em Menlo Park, Califórnia, na quinta-feira
(28), substituindo seu logotipo "Like" com o polegar para cima por
uma forma azul infinita.
FOLHA DE SÃO PAULO