DE AULAS ONLINE ... A LIVES DE SHOWS


5. NÃO ATRAPALHE A REUNIÃO DEIXANDO O MICROFONE LIGADO

Uma sala online lotada em que todos mantêm seus microfones ligados pode arruinar uma reunião. 

O ideal é que o microfone seja ligado apenas quando o usuário for falar, o que evita interferência de ruídos externos e eco da fala de outros participantes do encontro.

Conexões baixas podem exigir que todos desliguem as suas câmeras e apenas quem estiver falando apareça.

Em reuniões muito grandes, porém, nem sempre é preciso tomar a palavra. A

 maioria dos aplicativos de chamadas de vídeo tem a opção de chat. 

Antes de ligar o microfone, pergunte-se se a sua dúvida pode ser respondida rapidamente por um colega por escrito ou se a sua intervenção não ficaria melhor articulada no chat.

O cansaço de videoconferências se tornou tão comum que ganhou até um nome: "Zoom fatigue", uma espécie de fadiga causa pelo Zoom, uma das plataformas mais usadas para as chamadas em vídeo. 

Atrasos na fala, excesso de informação e a necessidade de constante atenção são apontados por psicólogos como as causas desse cansaço.

 6. 'BOM DIA' E MEME NÃO SÃO PARA GRUPO DE TRABALHO

Grupos criados para projetos, cursos ou trabalho devem ter mensagens que digam respeito àquele universo, ou perdem a serventia.

"Não é uma boa conduta ficar mandando mensagens de bom dia exageradamente em um grupo criado para o trabalho", exemplifica Angelini. 

O mesmo raciocínio pode ser aplicado para notícias ou imagens que interessam apenas a uma parte daquelas pessoas. "Pense na finalidade do grupo e só envie informações que sejam pertinentes."

Ainda em relação a grupos de conversa, perceba se o conteúdo que pretende compartilhar precisa ser enviado para todos ou pode ser destinado a apenas uma pessoa. 

Dúvidas muito particulares a respeito da escola dos filhos, por exemplo, podem ser resolvidas com a coordenação da instituição, por exemplo.

E lembre-se que aplicativos nem sempre são o local adequado para entrar em discussões

Fala-se por impulsividade, mas as mensagens ficam gravadas e não guardam o tom de voz ou a intenção com que o usuário quis falar. Reserve discussões acaloradas para outros momentos.

7. DICA BÔNUS: IMPONHA LIMITES

Nem sempre é possível contar com o bom senso de outras pessoas. Por isso, é importante colocar limites e, se preciso, adotar algumas medidas para ter uma relação melhor com a tecnologia neste momento de pandemia.

Algumas dicas são inativar o download imediato de mídia em seus aplicativos de mensagem; avisar que está em férias, em licença maternidade ou em um feriado pela foto de perfil; adicionar o horário de trabalho no perfil no WhatsApp e desativar as notificações de grupos muito grandes.;

"As tecnologias são um canal de representação daquilo que já existe na pessoa", explica a doutora em saúde mental Anna Lucia King. 

Pessoas com alguma tendência à ansiedade, por exemplo, podem ter o transtorno potencializado nesses espaços.

"Sabendo que as tecnologias te dão alguma sensação desagradável e podem te trazer problemas, você tem que traçar limites para você mesmo no seu dia-a-dia", afirma.



FUTUTO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br