CADERNETA DA POUPANÇA


8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, resultado da pesquisa feita pela Anbima em parceria com o Datafolha, aponta que a tradicional caderneta de poupança ainda é o investimento mais comum dos brasileiros (23%), mas essa preferência caiu dois pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior.

Historicamente, a caderneta de poupança é a aplicação com o maior número de citações espontâneas. 


Porém, 2024 houve uma queda de seis pontos percentuais na comparação a 2023, essa baixa foi observada entre pessoas de todas as gerações, mas muito puxada pelos mais jovens. 

  

Entre os mais jovens, especialmente a Geração Z (16 e 28 anos), cresce o interesse por alternativas como fundos de investimento, títulos privados e moedas digitais. 


Esse grupo não apenas demonstra maior familiaridade com produtos financeiros, como também está mais disposto a diversificar suas aplicações — um comportamento que aponta para uma mudança estrutural no perfil do investidor brasileiro no médio e longo prazo. 

 

A movimentação também pode ser observada na evolução de alguns produtos. 


Os títulos privados, por exemplo, estão em crescimento pelo terceiro ano consecutivo, alcançando 6% de preferência. Já os fundos de investimento aparecem na terceira posição (5%), superando as moedas digitais (4%), que perderam espaço em relação às edições anteriores da pesquisa. 

As pessoas da classe A/B são as que mais diversificam seus investimentos. 


Além da caderneta de poupança (31%) essa faixa da população aplica seus recursos em títulos privados (15%), fundos de investimento (13%), moedas digitais/criptomoedas (8%) compra e venda de imóveis (7%), ações na bolsa (6%) e outros. Nas classes C e DE a caderneta de poupança ainda segue absoluta, com 24% e 16% respectivamente. 

Quando questionados sobre suas intenções de investimento para 2025, os brasileiros apontam a poupança como o principal destino dos recursos (21%), seguida da compra e venda de imóveis (12%). No entanto, novamente os dados revelam sinais de transformação.  

 

Produtos como fundos de investimento (7%), títulos privados (6%) e moedas digitais (5%) vêm ganhando espaço, especialmente entre os mais jovens, o que reforça a tendência de diversificação no futuro. 




ANBIMA
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