SELIC


Mais cortes na Selic e economia se recuperando? Ata da última reunião do Copom mostra cautela.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou hoje a ata da última reunião, encerrada na última quarta-feira (5). 

Nela, o Comitê avaliou que os dados mais recentes sugerem que a atividade econômica brasileira está se recuperando parcialmente.

No entanto, o cenário ainda é caracterizado por uma “retomada ainda mais gradual da economia”, de acordo com o documento, por conta do quão imprevisível ele é e dos riscos que estão ligados à evolução da pandemia do coronavírus.

A ata destaca que os programas de recomposição de renda implantados pelo governo, como o Auxílio Emergencial, ajudam a retomar o consumo de bens duráveis e até os investimentos. 

“Contudo, várias atividades do setor de serviços, sobretudo aquelas mais diretamente afetadas pelo distanciamento social, permanecem bastante deprimidas”, informou o Banco Central.

Sobre a possibilidade de novos cortes na taxa Selic – que foi reduzida a 2% na última reunião –, o Copom mostrou cautela.

“O Comitê concluiu que eventuais novas reduções na taxa de juros exigiriam cautela e gradualismo adicionais. 

Para tal, se necessárias, novas reduções de juros demandariam maior clareza sobre a atividade e inflação prospectivas e poderiam ser temporalmente espaçadas”, informou.



BANCO CENTRAL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br