MERCADO FINANCEIRO


Mesmo com PIB abaixo do esperado, Bolsa fecha na maior marca desde fevereiro 🏅

📊 Ibovespa: +0,37% (112.291 pontos)

💵  Dólar: -1,94% (R$ 5,13)

Resumo:

️ Mercado financeiro ignora resultado do PIB abaixo do esperado e cola em otimismo de Nova York;
️ os índices de Wall Street, por sua vez, perderam tração ao final do pregão, desacelerando o Ibovespa;
️ com esperança de vacinação, investidores seguem a rotação de carteira, que beneficia empresas que sofreram quedas durante a pandemia;
️ em linha com o globo, dólar tem queda expressiva;
️ ritmo de mortes por COVID-19 acelera em 11 estados e Brasil ultrapassa 174,5 mil óbitos. 

Ignorando o resultado do PIB abaixo do esperado – como você verá nas rapidinhas do dia, ao final deste e-mail –, a Bolsa mais uma vez encarou o rali, chegando à casa dos 113 mil pontos na máxima do dia nesta quinta-feira (3). 

Ao final do dia, desacelerou, mas ainda fechou o pregão no maior patamar desde 21 de fevereiro. 

A alta veio em consonância com os índices de Nova York, que mostram o otimismo do mercado financeiro com as notícias de potenciais vacinas contra o coronavírus. 

Na última quarta-feira (2), o Reino Unido autorizou a imunização emergencial com a profilaxia desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech. 

 Acabou chorare?

Trata-se de um relance de esperança: a pandemia chegaria ao fim? Sim ou não, os investidores já agilizam em torno disso e continuam no movimento de rotação de carteira. 

Já explicamos este fenômeno em fechamentos passados, mas vale reforçar: na prática, o mercado está preferindo comprar ações que caíram durante a pandemia, como as do setor de viagem e turismo. 

Não é por acaso que os destaques do pregão nacional foram empresas como Embraer, CVC e Gol.

Destaque, ainda, para os bancões – que representam 19% da carteira teórica do Ibovespa e também entram nesse movimento de rotação de carteira – e para a Petrobras – outra peso-pesado, representando 10%.

 Enquanto isso, lá fora...

Wall Street começou o dia bem repercutindo dados positivos da economia dos EUA, incluindo pedidos de seguro-desemprego abaixo do esperado e expansão do setor de serviços acima do que havia sido projetado.

No entanto, os índices estadunidenses perderam tração ao final do dia, desacelerando o rali por aqui. No fechamento, o jogo ficou assim:

Dow Jones: +0,29% a 29.969 pontos

S&P 500: -0,06% a 3.666 pontos

Nasdaq: +0,23% a 12.377 pontos

Já a Europa ficou sem rumo definido, com alguns índices subindo e outros caindo. 

Com a notícia da vacinação emergencial, o londrino FTSE 100 subiu 0,42%, enquanto o pan-europeu Stoxx 600 Europe teve uma alta suave de 0,01% e o italiano FTSE MIB ficou com +0,16%. 

Do lado da queda estão DAX (Frankfurt), CAC 40 (Paris) e IBEX (Madri).



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br