ESG


"ESG é para valer e veio para ficar"  Esse é o título do artigo de Marta Pinheiro,  diretora ESG da XP.


Em relação à pauta ESG, os investidores e o mercado financeiro têm um papel fundamental para uma transformação global que coloque a sustentabilidade social e ambiental como pilares do nosso modelo econômico".

A autora lembra que em sua tradicional carta ao mercado, Larry Fink (CEO da Black Rock e responsável pela gestão de mais de US$ 7,4 trilhões em ativos) não deixa dúvidas de que as questões ambientais, sociais e de governança serão responsáveis por uma revisão radical na alocação global de recursos". 


E arremata o raciocínio observando que esse, felizmente, não é um futuro distante.

Globalmente, os investimentos responsáveis já ultrapassam os US$ 31 trilhões, o equivalente a 36% de todos os ativos sob gestão no mundo, de acordo com dados do Global Sustainable Investment Alliance. 


No Brasil, a realidade ainda é um pouco diferente. Os números da Anbima mostram que a categoria “Ações Sustentabilidade/Governança”’ representa 12% dos fundos de ações e 1,3% do total da indústria de fundos (o que inclui fundos de ações, multimercado, renda fixa, cambiais, previdência e ETF)

Respondo com segurança, portanto, que ESG veio para ficar. 


E se tornará cada vez mais forte. Tenho convicção de que 2021 será um ano com ações importantes e ganho de ritmo nessa agenda. 


Estamos dando os primeiros passos em um caminho ainda em construção, mas seguimos em frente cheios de esperança e acreditando que, no fim da estrada, o que antes era um sonho grande se tornará realidade.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br