Bradesco
Seguros contribui com mais de 50% do resultado do banco em 2023
Grupo segurador registrou lucro líquido de R$ 8,9
bilhões em 2023 e o banco divulgou ganho total de R$ 16,2 bilhões
O Grupo Bradesco Seguros registrou faturamento de
R$ 106,6 bilhões e lucro líquido de
R$ 8,9 bilhões em 2023, alta de 11,8% e 32,2% em relação a 2022,
respectivamente.
A rentabilidade média acumulada do período teve evolução
significativa, de 18,9% para 22,4%.
O resultado superou 50% do lucro do banco,
de R$ 16,297 bilhões, recuo de 21,2% comparado a 2022.
O resultado das operações totalizou R$ 17,9 bilhões
(+21,1% vs. 2022), impulsionado pela evolução do faturamento, melhora dos
índices de sinistralidade e comercialização, e aumento do resultado financeiro
em 10,2%, alcançando R$ 8 bilhões.
As provisões técnicas cresceram 11,4%,
chegando a R$ 361 bilhões, e os ativos financeiros evoluíram 11,1%, para R$ 381
bilhões. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 54 bilhões no ano (+11,3%
vs. 12M22).
Segundo nota do banco, a evolução do modelo
comercial da companhia e o expressivo investimento em tecnologia e inovação nos
últimos trimestres – com a adoção de ferramentas e processos mais ágeis,
gerando melhorias nas jornadas tanto do cliente quanto do corretor – foram os
principais vetores para a conquista dos bons resultados.
A estratégia contemplou, entre outras iniciativas,
o emprego de inteligência artificial no
Portal de Negócios, ambiente desenvolvido pelo grupo segurador para auxiliar
seus
parceiros comerciais a incrementar vendas e otimizar a rotina de trabalho, a
maior oferta de
produtos sob medida e a ampliação do foco na multicanalidade, oferecendo ao
cliente mais
opções para interagir com a empresa quando e como desejar.
Em Seguro de Vida, a empresa lançou dois produtos
resgatáveis: Seguro Bradesco para Vida Inteira e Viva Mais Bradesco.
Além
disso, reformulou o produto Empresarial Flexível Capital Global e implementou
uma jornada digital de vendas mais fluida, intuitiva e dinâmica para os
corretores.
Em Ramos Elementares, a Bradesco Seguros e a Swiss
Re Corporate Solutions uniram forças para criar uma solução inovadora e
exclusiva: o Seguro para Riscos Cibernéticos, voltado a empresas de pequeno e
médio portes com faturamento anual de até R$ 160 milhões.
Já em Seguro Auto,
com o uso da inteligência artificial para definição de coberturas e
orçamentação de avarias, a empresa reduziu em até 10% o tempo de devolução de
um
automóvel.
Em dezembro, a Atlântica Hospitais e Participações,
empresa do Grupo Bradesco Seguros,
reportou a proposta de criação de uma joint venture com a Rede Mater Dei para
novo
hospital no bairro de Santana, em São Paulo (SP).
A Atlântica se posiciona como
investidora
no ecossistema de Saúde, conectada a plataformas estabelecidas com geração de
valor.
A Bradesco Saúde celebrou, em 2023, o aniversário
de dez anos do programa Meu Doutor, que superou a marca de três milhões de
atendimentos.
Visando a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas obesas, a
empresa lançou, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o
programa Meu Doutor – Obesidade, que conta com equipe multiprofissional.
SONHO SEGURO