INSS


Veja o que muda no empréstimo consignado a partir de 2022.

Aposentados e pensionistas têm até 31 de dezembro de 2021 para comprometer 40% do benefício.

A partir de janeiro de 2022, a margem liberada para empréstimos descontados direto no pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltará a ser de até 35% do benefício, sendo 30% para o pagamento de empréstimos pessoais e 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito.

De acordo com o INSS, não há previsão de que a MP (Medida Provisória) que ampliou a margem, para 40%, em março deste ano, seja prorrogada.

Aposentados, pensionistas e servidores públicos que precisam recorrer a empréstimos para pagar as contas têm até o dia 31 de dezembro deste ano para usar a margem maior, liberada pelo governo federal em março para amenizar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.

A suspensão do pagamento das parcelas dos novos contratos, oferecida pela MP, também não será mais obrigatória. 

Antes de assinar o contrato, o segurado deverá conferir com o banco ou a financeira se a possibilidade existe e se o adiamento irá aumentar o gasto com juros e taxas.

Por conta da facilidade de concessão e de ter as menores taxas de juros do mercado, o consignado é o tipo mais procurado de empréstimo, mas requer cuidados.

"Antes de buscar pelo empréstimo consignado é preciso ter consciência de que o custo de vida deverá ser reduzido em até 40% do ganho mensal, isto porque a prestação deste reduzirá o seu ganho mensal diretamente em seu benefício de aposentadoria", afirma Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).

Para conferir até quanto pode comprometer o benefício com empréstimos, o interessado pode acessar o Meu INSS, site ou aplicativo, ir na opção "Serviços em Destaque", e clicar em "Extrato de Empréstimo".

Cada pensionista ou aposentado pode contratar até nove empréstimos e ter um cartão de crédito consignado ao mesmo tempo. Além da margem consignável, esse tipo de cartão de crédito tem um limite de gastos.

Segundo dados do Banco Central, em junho de 2021, o número de operações ativas de crédito consignado foi de 54,1 milhões.



AGORA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br