Startups crescem com aumento no preço dos
combustíveis.
Empresas usam
tecnologia para gerir abastecimento de transportadoras e postos.
A escalada do preço
dos combustíveis afeta a inflação, motivou protestos de caminhoneiros e foi a causa
de uma troca abrupta na presidência da Petrobras.
Mas
para startups brasileiras que atuam na área, os reajustes têm se convertido em
mais clientes e altas taxas de crescimento.
O último reajuste
da Petrobras, no dia 26 de outubro, fez o preço médio da gasolina subir 3,1%,
chegando a uma média de R$ 6,562 por litro, segundo a ANP (Agência Nacional do
Petróleo, Gás e Biocombustíveis).
Na mesma semana, o preço do diesel subiu 4,5%
nos postos, chegando a R$ 5,211 por litro, em média. São valores inéditos no
Brasil.
Atuando com poucos
competidores externos devido às especificidades do mercado brasileiro, as
startups do setor otimizam processos de distribuidores, transportadores e
postos de combustível com tecnologias que vão de equipamentos para monitorar a
vazão na bomba a robôs no Telegram que indicam como comprar o produto.
Os principais
clientes da startup são transportadoras de pequeno e médio porte de cargas e
passageiros. Normalmente, essas empresas contam com um posto interno em suas
unidades para atender a própria frota.
FOLHA DE SÃO PAULO