STARTUPS & FINTECHS


Startups crescem com aumento no preço dos combustíveis.

Empresas usam tecnologia para gerir abastecimento de transportadoras e postos.

A escalada do preço dos combustíveis afeta a inflação, motivou protestos de caminhoneiros e foi a causa de uma troca abrupta na presidência da Petrobras

Mas para startups brasileiras que atuam na área, os reajustes têm se convertido em mais clientes e altas taxas de crescimento.

O último reajuste da Petrobras, no dia 26 de outubro, fez o preço médio da gasolina subir 3,1%, chegando a uma média de R$ 6,562 por litro, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). 

Na mesma semana, o preço do diesel subiu 4,5% nos postos, chegando a R$ 5,211 por litro, em média. São valores inéditos no Brasil.

Atuando com poucos competidores externos devido às especificidades do mercado brasileiro, as startups do setor otimizam processos de distribuidores, transportadores e postos de combustível com tecnologias que vão de equipamentos para monitorar a vazão na bomba a robôs no Telegram que indicam como comprar o produto.

Os principais clientes da startup são transportadoras de pequeno e médio porte de cargas e passageiros. Normalmente, essas empresas contam com um posto interno em suas unidades para atender a própria frota.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
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