RESUMO DO DIA


 No pior momento da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro anuncia o quarto ministro da Saúde. O médico Marcelo Queiroga assume o comando do ministério no lugar do general Eduardo Pazuello. 

O governo anuncia a compra de 138 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Janssen. E o Brasil registra um novo recorde na média de mortes por Covid: 1.855 por dia.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia, há um ano. 

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico para substituir o general Eduardo Pazuello. 

Segundo Bolsonaro, a nomeação de Queiroga será publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União e haverá uma transição de ‘uma ou duas semanas’ entre o novo ministro e o antecessor.

Antes de se reunir com Queiroga, o presidente conversou com a cardiologista Ludhmila Hajjar, que recusou o convite para o comando da pasta. 

Em entrevista à GloboNews, ela disse que não havia ‘convergência técnica’ entre ela e o governo, e definiu o atual momento do Brasil na pandemia como ' bastante sombrio'. 

A médica contou que foi alvo de ataques das redes bolsonaristas e que tentaram invadir o hotel onde ela estava hospedada em Brasília.

  • Vacinação a conta-gotas

De saída do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello disse que fechou acordo para compra das vacinas das farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Janssen. 

Serão 100 milhões de doses da Pfizer e outras 38 milhões da Janssen, do grupo Johnson & Johnson. 

Em tom de despedida durante entrevista coletiva, Pazuello fez um balanço de sua gestão e afirmou que há 562,9 milhões de doses de imunizantes contratadas com entrega para 2021. 

E nesta segunda veio à tona um relatório do governo dos Estados Unidos produzido na gestão Trump que afirma que o país persuadiu o Brasil a não comprar a Sputnik V, imunizante desenvolvido pela Rússia. 

A informação consta no trecho do documento sobre 'combater influências malignas nas Américas'.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br