Saiba descobrir se seu CPF está sendo usado em um celular
pré-pago.
Site indica,
de forma gratuita, se há outras linhas telefônicas em seu nome.
Golpistas podem comprar um chip pré-pago e
utilizar a linha de celular em nome de uma outra pessoa, sem levantar
suspeitas.
Para isso, basta ter um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) em
mãos, o que é fácil de se conseguir atualmente, dada a quantidade de vezes que
somos obrigados a informar o documento em sites na internet.
Para
conter fraudes dos tipo, cinco empresas de telefonia -Vivo, Claro, TIM, Algar e
Sercomtel- mantém o site Cadastropre.com.br no
qual é possível consultar se há algum chip de celular pré-pago em nome do
consumidor.
A
consulta pode ser feita pelo cidadão informando o número do CPF. Se encontrar
alguma linha em seu nome, é possível entrar em contato com as operadoras e
fazer a denúncia da fraude, solicitando o cancelamento.
COMO CONSULTAR SE TENHO UM CHIP PRÉ-PAGO?
- Acesse o
site cadastropre.com.br
- Na página
inicial, clique em consultar
- Digite
seu CPF e clique abaixo para informar que é um humano
- Na página
seguinte, aparecerá uma imagem de animal; clique ao lado para informar
qual é o animal da foto e vá em próximo
- Se
necessário, responda mais perguntas para mostrar que não é um robô
tentando fazer a consulta
- Depois vá
em "Consultar"
- Se não
houver nenhum celular em seu nome, aparecerá a seguinte mensagem "Em
todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa
nas Prestadoras participantes."
- As
informações são atualizadas a cada 30 dias
- Se
necessário, faça uma nova consulta
Se
houver algum chip no nome do consumidor, será informado
em qual operadora foi registrados do cadastro.
Não são oferecidas demais
informações devido a questões de sigilo e privacidade. Dados como nome do
consumidor, número do telefone e a quantidade de linhas são omitidos.
FOLHA DE SÃO PAULO