SAÚDE


Os números (elevados) do sedentarismo na infância e juventude.


Os resultados parciais de estudo conduzido pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp mostram que apenas 1% das crianças realiza o mínimo de atividades físicas recomendadas pela OMS - Organização Mundial de Saúde.

Crianças participaram de duas aulas online semanais de educação física, cada uma de apenas 40 minutos e de atividade apenas moderada, sendo que no caso de 80% delas foi a única vez na semana que fizeram algo para mexer o corpo..

Foi revelado que apenas 15% das crianças que participaram das aulas fizeram atividades físicas mais vigorosas 1 vez por semana.

A lista de prejuízos é extensa: baixa densidade óssea, menor ganho de massa muscular, maior risco de obesidade e de aparecimento de doenças crônicas, alterações hormonais e, por consequência, alterações no sono, no mecanismo de fome e saciedade e  o crescimento e puberdade.

 

  • O álcool e o idoso  

Um segundo  estudo, também este conduzido pela  Unifesp,  revelou que 1 em cada 10 brasileiros com mais de 60 anos faz consumo abusivo de álcool.

 

A pesquisa mostra que mais de 3,1 milhões de pessoas nessa faixa etária apresentam o problema. Dessa amostra, cerca de 2 milhões de idosos consomem várias doses de uma única vez. 


Além disso, 1,16 milhão afirmam ingerir de 7 a 14 doses por semana – quantidade que pode trazer prejuízos à saúde. Do total de entrevistados, quase um quarto (23,7%), indicaram que ingerem bebidas alcoólicas esporadicamente.



O GLOBO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br