MERCADO FINANCEIRO


Bolsa sofre com mau humor internacional e fecha no vermelho.

Ibovespa: -1,18% (100.050 pontos)

Dólar: +1,1% (R$ 5,36)

Resumo:

  • Tensão entre China e Estados Unidos se une a queda das ações de empresas de tecnologia e da Petrobras e Bolsa fecha pós-feriado no vermelho;
  • Brasil ultrapassa 127 mil mortes por coronavírus e mais de 4,1 milhões de casos confirmados;
  • projeção para PIB para 2020 volta a piorar após nove semanas de melhoria;
  • Caixa libera R$ 50 milhões em empréstimos para microempreendedores com Pronampe.

Não somos só nós, humanas, que podemos voltar do feriadão de ressaca: a Bolsa também enfrentou um fenômeno parecido nesta terça-feira (8). 

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou o dia em queda depois de vários drinks de climão comercial, quedas em índices internacionais e uma pitada de desvalorização da Petrobras.

A começar pela tensão comercial entre China e Estados Unidos, que ganhou uma nova rodada. Durante a cerimônia do Dia do Trabalho, comemorado nesta segunda-feira (7) nos EUA, o presidente Donald Trump falou novamente em cortar relações com a China.

“Seja pela dissociação ou por imposição de tarifas massivas, como já estou fazendo, acabaremos com nossa dependência da China, porque não podemos contar com a China”, disse.

Essa incerteza entre os dois países causou uma derrapada acentuada do petróleo ao redor do mundo, atingindo em cheio os preços das ações da Petrobras. 

Como a empresa corresponde a 10% da carteira teórica do Ibovespa, o índice como um todo sentiu. Além dela, outras empresas de grande peso no Ibov também tropeçaram, como Vale e grandes bancos.

A saideira – e ingrediente final para aquela dor de cabeça – veio das ações de empresas de tecnologia listadas nas bolsas de Wall Street, especialmente a Nasdaq, que abriram o dia no vermelho.

Em agosto, elas reinaram absolutas, inclusive, impulsionando Wall Street a bater recordes no mês passado. Porém, a economia real cada vez dá mais sinais de que a recuperação pós-crise causada pela pandemia do coronavírus não será tão fácil assim.

Isso colocou uma pulga atrás da orelha dos investidores: será que os preços das chamadas “Big Techs” não estariam mais valorizados do que deveriam – como uma espécie de bolha? Este pensamento tem causado quedas e mais quedas em companhias como Facebook (-4,09%), Amazon (-4,39) e Apple (-6,73%), levando consigo as bolsas de NY e o nosso Ibovespa.

Para que você tenha noção, em números, os três principais índices estadunidenses fecharam assim:

  • Dow Jones: -2,25% (27.500 pontos)
  • S&P 500: -2,78% (3.331 pontos)
  • Nasdaq: -4,11% (10.847 pontos)


FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br